Indústria fonográfica no RS: um futuro possível

Autores/as

  • Militão de Maya Ricardo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3013

Palabras clave:

Comunicação, música, marketing cultural

Resumen

Este texto pretende reunir alguns dados disponíveis sobre o mercado fonográ-fico brasileiro e gaúcho, para traçar rapidamente um quadro da sua atual situação. Em seguida apresenta sugestões sobre algumas diretrizes que podem nortear uma ação governamental e privada para traçar uma política de incentivo ao desenvolvimento estrutural do setor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Militão de Maya Ricardo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

Anuário Brasileiro de Mídia, edição 1990/91. São Paulo, SP. Ed. Meio e Mensagem.

ANTONIUTTI, Daniela Mascarenhas. A Rádio Atlântida FM de Porto Alegre e a sua veiculação comercial no período de julho de 89 a junho de 91. 1991. Monografia (Graduação) - Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1991.

ALBUQUERQUE, Eliete. Estado atrai redes nacionais de Cds: Grandes lojas mexem com o mercado gaúcho. Consumo - Jornal da Federasul. Porto Alegre, 22/9/1997, p.1.

ESSINGER, Silvio. CD, o objeto sonoro do desejo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 21/9/97. Caderno B, p. 6.

Explosão Nacional. Revista Veja, edição de 20/3/1996. São Paulo, Abril. p. 114-116.

ETELVEIN, Gilmar. A música de Porto Alegre: o Rock - anos 50, 60, 70 e 80. Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, 1994.

ETELVEIN, Gilmar. Fughetti Luz. O Rock Gaúcho. Porto Alegre, Edição do autor, 1996.

FERREIRA, Clodomir Souza. Uma Gota: Assim A Chuva Começa. Estudos de casos de produção de discos independentes em Brasília. 1991. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 1991.

FERLA, Marcelo. Barulhinho bom na caixa registradora. Jornal Zero Hora. Porto Alegre, 15/1/1997. p. 4-5.

FERNANDES, Fátima. Brinde de CD embala setor fonográfico. Folha de São Paulo. São Paulo, 20/10/1997. Disponível em: http://www.uol.com.br/fsp/dinheiro/ fl201006.htm.

MONTEIRO, Marion. Sábado de Compras. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 20/07/96. Caderno Negócios e Finanças, p.13.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. O Espírito do Tempo. Rio de Janeiro, Forense. 1967.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1988.

RICARDO, Militão de Maya. Disco para ser voador tem que decolar... Um estudo sobre comunicação de massa e a indústria fonográfica. 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1997.

PIMENTA, Angela e SANCHES, Neuza. Talento para fazer milhões. Veja. São Paulo, 3/9/97 p. 130.

RENY, Júlio. Nas ondas do Rádio. Depoimento prestado no debate promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 30/5/1996. Anotações do autor.

WEIRAUCH, Carlos Eduardo. Nas ondas do Rádio. Depoimento prestado no debate promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 30/5/1996. Anotações do autor.

WEB SITE DA AGERT. Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV. Disponível em: www.agert.org.br

ENTREVISTAS

SCHMIDT, Pena. Entrevista ao autor.

CANTO, Vinicius. Entrevista ao autor.

CAZZETA, Rogério. Entrevista ao autor.

SUMAN, Katia. Entrevista ao autor.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

de Maya Ricardo, M. (2008). Indústria fonográfica no RS: um futuro possível. Revista FAMECOS, 5(9), 76–86. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3013

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a