Mídia e inovação em Simmel, Benjamin e McLuhan

Autores

  • Antonio Rafele Universidade Paris Descartes La Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25791

Palavras-chave:

Medium, Novitas, Cotidiano

Resumo

Este artigo pretende investigar as correlações textuais que conjugam o pensamento de Simmel (Philosophie des Geldes e Die Grosstädte und das Geistesleben), Benjamin (Das Passagen-Werk) e McLuhan (Understanding Media) em uma reflexão comum em torno das modalidades de inovação tecnológica. Os elementos que emergem dessa reflexão – medium e percepção, medium e tempo, medium e hábito, medium e formas sociais – evidenciam uma ideia de comunicação fundada sobre uma nova imagem de história e natureza, verificadas em sua recíproca relação de simulação e exclusão.

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Biografia do Autor

Antonio Rafele, Universidade Paris Descartes La Sorbonne

Doutor em Sociologia, pesquisador do Centro de Pesquisa Internacional ATOPOS, Universidade de São Paulo, e do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, CEAQ, Universidade Paris Descartes La Sorbonne. Entre suas publicações estão Representations of Fashion e The metropolis and mediological reflection between the nineteenth and the twentieth centuries.

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

Rafele, A. (2017). Mídia e inovação em Simmel, Benjamin e McLuhan. Revista FAMECOS, 24(2), ID25791. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25791

Edição

Seção

Novas Tecnologias