Embates e negociações: produção e consumo cultural na cena mangue
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.12299Palavras-chave:
Cooperativa Cultural Mangue, Produção e Consumo Cultural, IdentidadeResumo
Neste artigo, questionamos alguns lugares-comuns sobre a Cooperativa Cultural Mangue, surgida no Recife dos anos 1990. Enfatizamos a irredutibilidade do conceito “mangue” a uma fórmula estética específica; o enraizamento da cooperativa em práticas underground já existentes na cena cultural recifense dos anos 80; as interconexões com o Movimento Armorial; e as dissonâncias entre as estratégias de legitimação de alguns agentes do mangue no campo cultural e as práticas de produção e consumo cultural no contexto local.Downloads
Referências
ABRAMO, Bia. Da lama à fama. Revista República, São Paulo, D’Ávila Comunicações, v. 1, n. 9, p. 74-77, jul. 1997.
ALBUQUERQUE JÚNIOR; MUNIZ, Durval. A invenção do Nordeste. São Paulo: Cortez, 1999.
ARAGÃO, Helena. Um radical sereno. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 1, 7 maio 2004.
BEZERRA, Amilcar A. Da Pedra do Reino à Selva de Pedra: o Brasil de Ariano Suassuna na Folha de São Paulo. 2004. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
BEZERRA, Amilcar A.; FERREIRA, Daniela; BARRE, Jorge. Detonando as fronteiras: notas sobre a formação de uma cena metal na cidade do Recife. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2008.
______. As regras da arte. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
GIRON, Luiz Antonio. Chico Science envenena o maracatu. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 5, 31 mar. 1994.
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do popular. In: HALL, Stuart. Da diáspora – Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
LEÃO, Ana Carolina. A nova velha cena: a ascensão da vanguarda Mangue beat no campo da cultura recifense. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
MESQUITA, Michele. João, Manuel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares e sua comunicação com o massivo na perspectiva da reconversão cultural. Revista Internacional de Folkcomunicação, n. 1, p. 79-97, 2003.
MORICONI, Sérgio. Chico Science – a revolução no cangaço afrocibernético. Disponível em: www.fundathos.org.br/radcal/a_radcal02/chico.htm. Acesso em: 28 nov. 2003.
NERCOLINI, Marildo José. A construção cultural pelas metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas. 2005. Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
______. Marildo José. Manguebeat e a construção da cultura em rede. Ciberlegenda, Niterói, n. 20, p. 1-18, 2008. Disponível em:http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/160.
SÁ, Nelson de. As utopias de Quaderna-Suassuna. Folha de São Paulo, Caderno MAIS!, p. 7, 19 jan. 97.
SANCHES, Pedro A. Mundo Livre chega atacando arianos. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 8, 26 ago. 98.
SANTIAGO, Vandeck. Secretário Ariano Suassuna troca Chico Science por Cego Oliveira. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 3, 23 jun. 95.
SILVA, Glaucia P. "Mangue": moderno, pós-moderno, global. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. São Paulo: 34, 2000.
WISNIK, Jose Miguel. Nacionalismo Musical. In: SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira – Música. São Paulo: Brasiliense, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.