Os sonhos e a vida dos jovens das periferias

Processos criativos na produção cinematográfica em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41141

Palavras-chave:

Cinema, Juventude, Saúde pública, Narrativas sociais, Internet

Resumo

As artes são formas de atuação dialógica no mundo, potencializadas pela popularização das tecnologias comunicacionais. Para os jovens, os territórios “real” e “virtual” são complementares na produção fílmica em multiplataformas. Este artigo analisa em 48 filmes do acervo das Oficinas Kinoforum os elementos socioculturais predominantes na produção de jovens (15 a 25 anos) das periferias de São Paulo. Identificou-se as respectivas narrativas sociais, investigando o conteúdo (retórico) e poético (funcional) de cada filme. Nos resultados, emergiram três eixos temáticos: religião-espiritualidade; lazer-utilização do tempo livre; mobilidade-afetividade. As narrativas sociais marcam diferenças entre territórios, bem como a conscientização sobre a falta de infraestrutura e equipamentos sociais básicos inerentes às localidades. Concluiu-se que os filmes evidenciam os modos de vida e os códigos sociais específicos de cada periferia, engendrando uma potente lógica alternativa que busca legitimar direitos sociais, inclusive o de compartilhar suas realidades em filmes, nas telas e na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Araujo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, SP, Brasil, com bolsa de pesquisa CAPES-DS. Pós-Doc na Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi, IEA-USP. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR Brasil. Jornalista, com bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Doutoranda em Comunicação no PPGCOM-UFPR, em Curitiba, PR, Brasil. 

Referências

ALVARENGA, Clarisse Maria de Castro de. A Participação de comunidades na realização de documentários. In: MACHADO JR., R.; SOARES, R. L.; ARAÚJO, L. C. (org.). Estudos de Cinema – VII. São Paulo: Annablume/Socine, 2006. p. 241-246. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/Livro.pdf#page=241. Acesso em: 10 out. 2013.

ARAUJO, Eveline Stella de; GALLO, Paulo Rogério. A percepção na montagem fílmica como processo de ordenação interior: filmes produzidos por jovens em Sapopemba - periferia de São Paulo. Ponto Urbe, [S. l.], n. 15, dez. 2014. Disponível em https://doi.org/10.4000/pontourbe.2438. Acesso em: 18 de fev. 2022.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL. Relatório 2019. In: Monte Azul. 2019. Disponível em: https://www.monteazul.org/wp-content/uploads/2020/06/Relat%C3%B3rio-anual-2019.pdf. Acesso em: 14 de dez. 2021.

BARTHES, Roland. O Grão da Voz: entrevistas. São Paulo: Martins Frontes, 2004.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (org.), A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. [S. l.]: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2006. p. 17-30. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acesso em: 20 fev. 2014.

CASTRO, Celia Romena. As cidades literárias e a recriação comunicativa dos espaços urbanos. In: PRYSTHON, A. (org.). Imagens da cidade: espaço urbano na comunicação e cultura contemporâneas, Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

CONTI, Maria Aparecida; BERTOLIN, Maria Natacha Toral; PERES, Stela Verzinhasse. A mídia e o corpo: o que o jovem tem a dizer? Ciência e Saúde Coletiva, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 2095-2103, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2014.

CUNHA, Sonia Regina Soares da. A mídia dos outros somos nós: A experiência audiovisual do Ponto de Cultura. INTERCOM, [S. l.]. v. XXXV, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-1992-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2013.

DUVIGNAUD, Jean. Microssociologia e reforma de expressão do imaginário social. REV. FAC. EDUC., [S. l.], v. 12, n. 1-2, p. 343-353, 1986. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100022&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2012.

FELINTO, Erick. Cinema digital e tecnologias digitais. In: F. Mascarello (org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus Editora. p. 413-428, 2006.

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. “Autenticidade e Apropriação: Reflexões a partir da pintura aborígine australiana”. Rev. Bras. Ciên. Soc., [S. l.]., v. 27, n. 79, p. 81-106, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a06.pdf. Acesso em: 20 out. 2013.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Cinema de Quebrada. 2008. Disponível em: http://vimeo.com/31596995. Acesso em: 16 ago. 2012

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Olhares em todos os cantos da cidade. In: ALMEIDA, Lisandra M.; REIS, Vanessa; CARVALHOSA, ZITA (org.). Vi Vendo: Histórias e histórias de 10 anos de Oficinas Kinoforum. São Paulo: Associação Cultural Kinoforum, 2011. p. 59-61.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana; Caffé, Carolina. Lá do Leste: uma etnografia audiovisual compartilhada. São Paulo: Humanitas, 2013. Disponível em: http://www.ladoleste.org. Acesso em: 14 abr. 2013. Livro eletrônico.

KINOFORUM: porque o audiovisual transforma. [S. l.]: Associação Cultural Kinoforum, [2012?]. Disponível em: http://www.kinoforum.org.br/oficinas/index.php/videos.html. Acesso em: 23 set. 2012.

LYRA, Bernadette. Cinema periférico de bordas. Comunicação, mídia e consumo, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 31-47, mar. 2009. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/download/145/145. Acesso em: 22 abr. 2013.

MAFFESOLI, Michel. A superação do Indivíduo. Rev. Fac. Educ., [S. l.], v. 12, n 1-2, p. 334-342, 1986.

MAGNANI, José Guilherme C. Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo, Hucitec, 1998.

MAGNANI, José Guilherme C. De perto e de dentro: um novo olhar sobre a cidade. GV executivo, [S. l.]. v. 12, n. 2, p. 38-41, 2013. Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/paginas_de_gv_v12n2_38-41.pdf. Acesso em: 23 jun. 2013

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O Circuito: proposta de delimitação da categoria. Ponto Urbe, [S. l.], n. 15, 2014. Disponível em http://pontourbe.revues.org/2041. Acesso em: 30 dez. 2014.

MOCARZEL, Evaldo. Na guerrilha do cinema. In: VVAA. Vi Vendo: Histórias e histórias de 10 anos de Oficinas Kinoforum. São Paulo: Associação Cultural Kinoforum, 2011. p. 50-53.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes, 1970.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O Cotidiano nos Múltiplos Espaços Contemporâneos. Psic.: Teor. e Pesq., [S. l.], v. 21, n. 3, p. 365-373, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000300014&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 23 jun. 2012.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O talento jovem, a internet e o mercado de trabalho da “economia criativa”. Psicol. Soc., [S. I.], v. 23, n. 3, p. 554-563, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000300013&lng=en&nrm=iso . ISSN 0102-7182. Acesso em: 10 abr. 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.

PAIS, José Machado. Lufa-lufa Quotidiana: Ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lisboa: ICS, 2010.

PAIS, José Machado. O mundo em quadrinhos: o agir da obliquidade. In: ALMEIDA, M.; PAIS, J. M. (org.). Criatividade, juventude e novos horizontes profissionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p.143-185.

PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes – conceitos e metodologia(s). In: CONGRESSO SOPCOM, 6., [2009[. Anais [...]. [S. I.], abr. 2009. p. 1-10. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 9 maio 2013.

PEÇANHA, Érica. Narrativas periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais. São Paulo: Editora Amavisse, 2020. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/683/609/2280-1. Acesso em: 18 fev. 2022.

PERIFERIA EM MOVIMENTO. Tv perifa. [S. I.], c2009. Disponível em: http://periferiaemmovimento.wordpress.com/tv-perifa. Acesso em: 17 set. 2012.

POLIDORO, Bruno Cinema, Vídeo, Digital: a virtualidade do audiovisual. Cinema e Significação, [S. l.], n. 19, p. 1-5, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/4153/3165. Acesso em: 9 maio 2013.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Edusp, 2008.

SILVEIRA, Nise da. Casa das Palmeiras – A emoção de lidar: uma experiência em psiquiatria. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986.

SILVEIRA, Nise da. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1992.

SOUZA, Gustavo. Experimentação da narrativa em documentários de periferia. Cultura midiática, [S. l.], v. 4, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/11653/6675. Acesso em: 10 maio 2013.

SUPPIA, Alfredo Luiz. Os caçadores de filmes invisíveis. Cienc. Cult., [S. I.], v. 60, n. 2, p. 60-62, 2008. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000200026&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 maio 2013.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.

TOFFLER, Alvin. The Third Wave. New York: William Morrow and Company, 1980.

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

VASCONCELOS, José Alberto de. Redes, Internet e hip-hop: redefinindo o espaço dos fluxos. 2008. In: Anais do VI Congresso Português de Sociologia, Lisboa, 25 a 28 julho 2008. Disponível em: http://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/pdfs/308.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

XAVIER, Ismail. A Experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal:Embrafilme, 1983.

ZANETTI, Daniela. O ‘cinema de periferia’ e os festivais: práticas audiovisuais organização discursiva. Comunicação & sociedade, [S. l.], v. 31, n. 53, p. 191-214, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/1536/1930 . Acesso em: 8 maio 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Araujo, E. (2022). Os sonhos e a vida dos jovens das periferias: Processos criativos na produção cinematográfica em São Paulo. Revista FAMECOS, 29(1), e41141. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41141

Edição

Seção

Cinema