Processos de subjetivação e acontecimento comunicacional

Autores

  • José Isaías Venera Universidade da Região de Joinville (Univille), Joinville, SC, Brasil; Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9220-446X

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.41010

Palavras-chave:

Comunicação, Processos de subjetivação, Sentido

Resumo

Com este artigo, busca-se demarcar uma perspectiva teórica para os estudos da comunicação com base nos processos de subjetivação. No trabalho, desenvolvem-se as noções de acontecimento e de comunicação que integram a Nova Teoria da Comunicação, de Ciro Marcondes Filho, e procura-se acentuar os estudos que abordam questões da subjetividade. O que justifica esse olhar comunicacional é o pressuposto de um conceito que mobilize os modos de constituição de si. O objetivo é articular um conceito de comunicação cujo centro não é o media, mas o processo e, nele, os modos de constituição do sujeito. A pesquisa bibliográfica tem referencial teórico pós-estruturalista. Conclui-se que a articulação do campo da comunicação com as questões da subjetividade depende de um olhar específico fundamentado em um conceito comunicacional pelo qual se desenvolve a articulação.

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Biografia do Autor

José Isaías Venera, Universidade da Região de Joinville (Univille), Joinville, SC, Brasil; Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC, Brasil.

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de SC (Unisul), em Tubarão, SC, Brasil. Professor dos cursos de Comunicação da Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville, SC, Brasil, e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, SC, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, mediações e cultura.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Venera, J. I. (2021). Processos de subjetivação e acontecimento comunicacional. Revista FAMECOS, 28(1), e41010. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.41010