Publicidade de experiência
O desafio de identificar a publicidade mesclada ao entretenimento em vídeos de YouTubers
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37995Palavras-chave:
Publicidade de experiência, YouTube, Literacia publicitáriaResumo
No contexto de popularização da Internet, temos a produção de conteúdo como prática amplamente difundida através de aparelhos como smartphones. Pessoas se especializam em determinado assunto, produzindo posts, vídeos com o intuito de monetizar o conteúdo. É dentro dessa lógica que temos os YouTubers como profissionais da plataforma, reconhecidos pelos seus inscritos e contratados por marcas para divulgar produtos. Com isso, surge a publicidade de experiência, na qual, ela se mescla ao entretenimento e se torna difícil diferenciá-los. Por isto, este artigo tomou como base um recorte de pesquisa doutoral e discutiu formas de identificação desse discurso publicitário. Concluímos que a publicidade de experiência apresenta características que podem ajudar na percepção do incentivo à compra, porém ela levanta a questão da transparência que precisa ser trabalhada em outras pesquisas.
Downloads
Referências
ATEM, G. N.; OLIVEIRA, T. M. de; AZEVEDO, S. T. (org.). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-papers, 2014.
BEARDEN, William; ETZEL, Michael. Reference group influence on product and brand purchase decisions. Journal of Consumer Research, Cary, NC, US, v. 9, n. 2, p. 183-194, 1982. https://doi.org/10.1086/208911.
BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007. https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x.
BUCKINGHAM, David. Aprendizagem e cultura digital. Pátio, Porto Alegre, v. 9, n. 44, p. 1-5, 2008.
BURROWES, Patrícia. Observatorio de Publicidad Expandida: una experiencia con talleres de alfabetización en publicidad en Rio de Janeiro, Brasil. Mediaciones, [s. l.], v. 18, 2017, p. 28-38. https://doi.org/10.26620/uniminuto.mediaciones.13.18.2017.28-38.
BURROWES, Patrícia; RETT, Lucimara; MACHADO, Monica. Quem quer dinheiro? A publicidade expandida na reforma da previdência. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Anais [...]. São Paulo: Comunicon, 2018. p. 1-15.
CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. Significação, São Paulo, v. 38, n.36, 2011, p. 131-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935.
COVALESKI, Rogerio. Publicidade híbrida. Curitiba: Maxi editora, 2010.
DIJCK, José Van. The culture of connectivity: a critical history of social media. 2 ed. Nova Iorque: Oxford, 2013.
https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199970773.001.0001.
FANTIN, Monica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. Educação temática digital, [s. l.], v. 20, n. 1, 2018, p. 66-80. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545.
GOMES, Neusa. Publicidade: comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008.
GOMES, Itania. O infotainment na televisão. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 18., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. [S. l.]: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, p. 38-42, 2017. Número Especial.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LANGE, Patricia. Videos of affinity on YouTube. In: SNICKARS, Pelle; VONDERAU, Patrick (org.). The YouTube Reader. Stockholm: Mediehistoriskt, 2009. p. 70-88.
LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MALMELIN, Nando. What is advertising literacy? Exploring the dimensions of advertising literacy. Journal of visual literacy, [s. l.], v. 29, n. 2, 2010, p. 129-142. https://doi.org/10.1080/23796529.2010.11674677.
MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Think with Google: 2018. Disponível em: https://goo.gl/oBzbKp. Acesso em: 04 out. 2018.
OROZCO GOMEZ, Guillermo. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. In: APARICI, Roberto (org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
ROJEK, Chris. Celebrity. Londres: Reaktion Books, 2001.
ROZENDAAL, Esther et al. Reconsidering Advertising Literacy as a Defense Against Advertising Effects. Media psychology, [s. l.], v. 14, n. 4, p. 333-354, 2011. https://doi.org/10.1080/15213269.2011.620540.
WOTTRICH, Laura. “Não podemos deixar passar”: práticas de contestação da publicidade no início do século XXI. 2017. 323 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
WOTTRICH, Laura. Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.