O processo produtivo do jornal Zero Hora: a estratégia do "localismo"

Autores

  • Ângela Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3458

Palavras-chave:

Jornalismo, rotinas produtivas, jornal impresso

Resumo

O artigo busca compreender como funciona o fazer jornalístico do jornal Zero Hora (ZH), do grupo Rede Brasil Sul de Comunicações, a partir do seu processo produtivo. Parte do entendimento de que o jornalismo, especialmente o impresso, tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas, tanto no seu processo produtivo, como no produto final, buscando se readequar às exigências competitivas do mercado. No caso de Zero Hora, o estudo procura identificar os movimentos do jornal para sua afirmação e manutenção da hegemonia entre os diários do estado onde circula, adotando, entre outras estratégias, um critério de noticiabilidade particular, o “localismo”.

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Biografia do Autor

Ângela Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Felippi, Ângela. (2008). O processo produtivo do jornal Zero Hora: a estratégia do "localismo". Revista FAMECOS, 14(34), 95–100. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3458

Edição

Seção

Jornalismo e Produção