Its not enough be a DJ: it has to be underground! About collectives and virtual communities of electronic music in Brazil

Authors

  • Simone Pereira Sá Universidade Federal Fluminense
  • Leonardo de Marchi/ UFF Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3303

Keywords:

Internet, communication, collective inteligence

Abstract

This paper the role of Internet as a democratic medium of communication is discussed, in special its assumed function of a new agora for the workings of a collective inteligence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone Pereira Sá, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense - curso de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias. No momento, desenvolve pesquisa como professora visitante no Departamento de Música do Kings College, London, U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, em andamento, 2015/2016).

Leonardo de Marchi/ UFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (1999-2003). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na pesquisa "Música eletrônica, tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias", realizada na UFF (2001-2003). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2004-2006), com bolsa concedida pelo CNPq. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2007-2011), com bolsa concedida pelo CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio doutoral, tipo Sanduíche, no Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (Espanha), contando com auxílio da CAPES, através da bolsa de PDEE. Entre 2012 e 2015, realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa concedida pela FAPESP. Desde 2016 é Professor Visitante na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ) e Professor Substituto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). 

References

BRUNO, Fernanda & VAZ, Paulo. Agentes.com: cognição, delegação, distribuição. Revista Contracampo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, n. 7, p. 23–38, 2002.

ESS, C. El ordenador politico. Hipertexto, democracia e Habermas. In: Landow, G (org.) Teoria del hipetexto. Barcelona: Paidós, 1997.

HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (org). A Invenção das Tradição. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LANDOW, George. Hipertexto. La convergencia de la teoria critica contemporanea y la tecnologia. Barcelona: Ed. Paidós, 1995.

_____. (org.). Teoria del Hipertexto. Barcelona: Ed. Paidós, 1997.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.

_____. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

REYNOLDS, Simon. Generation Ecstasy: into the world of techno and rave culture Routledge. EUA: 1999.

RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community: Homesteading of the Electronic Frontier. Reading, MA: Addison-Wesley, 1993.

SÁ, Simone Pereira de. O Samba em Rede: observações sobre comunidades virtuais e carnaval carioca. Revista Lugar Comum, NEPCOM, Rio de Janeiro, n. 12, p. 107-136, set./dez. 2000.

_____. Utopias Comunais em Rede. Discutindo a noção de comunidade virtual. Revista Fronteiras, Unisinos, São Leopoldo, v. III, n. 2, 2001.

_____. Netnografias. Aproximações microscópicas da sociedade em rede. In: Aidar, J. L. (org.). A crítica das práticas midiáticas. Ed Hacker, 2002.

_____. Comunidades Virtuais e Atividade Ergódica. In: França (org.). Livro do XI COMPÓS 2002. Porto Alegre: ED. Sulina, 2003.

_____. Música eletrônica e tecnologia: reconfigurando a discotecagem. In: LEMOS, André; CUNHA (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

THORNTON, Sarah. Club Cultures. Music, Media and Subcultural Capital. Wesleyan Univ. Press. Published by University Press of New England, Hanover. Londres, 1996.

TONNIES, F. Community and society. East Lansing, MI: Michigan State Univ.Press, 1957.

TURKLE, Sherry. The Second Self. Cambridge. MIT Press, 1984.

_____. Life on the Screen. Cambridge. MIT Press, 1996.

WATSON, Nessim. Why do we argue about virtual community: a case study of the Phish.Net Fan Community. In: JONES, Steven. Virtual Culture. Identity & Communication in Cybersociety. London. Thousand Oaks, New Delhi: Sage Pub, 1997.

Published

2008-04-13

How to Cite

Pereira Sá, S., & de Marchi/ UFF, L. (2008). Its not enough be a DJ: it has to be underground! About collectives and virtual communities of electronic music in Brazil. Revista FAMECOS, 12(26), 56–67. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3303

Issue

Section

Cyberculture