Visual communication in digital enviroment: devices and typographic performance on the covers of Elle magazine

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31061

Keywords:

Visual Communication. Digital Typography. Elle Brasil Magazine.

Abstract

the variety of fixed and mobile digital devices impacts the visual communication in media outlets, such as the typography of magazine covers in a virtual environment. The quality is also related to how the contents are presented, which key features are the readability and usability. This study encompasses the interaction between communication, digital typography and magazines. The purpose is to explore the digital typography environment and suggest criteria to control the quality of the typographic presence in digital platforms. The research is qualitative, descriptive, and analyzes the covers of Elle Brasil in digital environments through readability and usability categories. Based on the analyses, we have seen that the quality of the typography presence in digital environment must encompass the identity of the media outlet and the characteristics of the platform, maintaining the readability. The presence of usability in devices corrects eventual discomforts and makes reading a pleasant experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Audrey Marques Duarte, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista - SP com orientação da Profa. Dra. Marli dos Santos; Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, tendo seu projeto de pesquisa fomentado pela CAPES e com a orientação do Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo (PUC-SP e UNISANTOS). Desenvolve pesquisas sobre a comunicação e a imagem em ambiente digital, tendo artigos e participação em eventos da área. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, imagem e tecnologia digital. É consultora em comunicação, gestão e design.

Marli dos Santos, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela UMESP. É docente permanente do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, imagem e entretenimento. Vice-coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC - Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación. É pesquisadora FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo orientado inúmeros projetos e trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

References

MARTINS, C. Análise da trilogia Matrix. 2012 – A Era de Ouro, [200-?].

Disponível em: http://2012aeradeouro.webnode.com.br/products/analise-do-filme-matrix/. Acesso em: 6 mar. 2017.

ALI, F. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2009.

ALTERMANN , D. Design Responsivo: entenda o que é a técnica e como ela funciona. Midiatismo, 2012.

Disponível em: https://www.midiatismo.com.br/design-responsivo--entenda-o-que-e-a-tecnica-e-como-ela-funciona. Acesso em: 26 mar. 2018.

ANDRADE, D. S. Efeito Matrix. In: Blog do Dario, 21 out. 2010.

Disponível em: http://photoshopindesign.blogspot.com/2010/10/efeito-matrix.html. Acesso em: 27 fev. 2019.

BARBOSA, S. Entrevista I [fev.2017]. Entrevistador: Audrey Marques Duarte. Salvador, 14 fev. 2017. 1 arquivo .mp3 (52 min.).

BARBOSA, S. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (org.). Notícias e Mobilidade: O Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, Portugal: LABCOM-UBI.

Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.878.4768&rep=rep1&-type=pdf#page=41. Acesso em: 20 mar. 2018.

BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico. 3.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CALDWELL, Cath; ZAPATERRA, Yolanda. Design editorial: Jornais e revistas / mídia impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.

CANEVACCI, M. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

CARRAMILL O, M. C. Produção gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. São Paulo: Global, 1997.

ELLE - PARA MADAMES E MADEMOISELL ES. Correio do Povo. Porto Alegre, 2 jul. 2014.

Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/correiofeminino/2014/07/14028/elle-para-madames-e-mademoiselles/. Acesso em: 22 fev. 2017.

COSTA, S. R. Minidicionário do discurso eletrônico-digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DONDIS, D. A. A sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUARTE, A. M. A revista, o design gráfico e a tipografia digital: um estudo de caso sobre as capas de Elle. 2017. 348p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.

FADEL, L.; LICHESKI, L. (In)acessibilidade digital. InfoDesign: revista brasileira de design da informação, São Paulo, v.10, n. 2. p.104-122, 2013.

FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2013.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

ABRIL COMUNICAÇÕES S/A. GoRead. Grupo Abril, 2016. Ferramenta digital para produtos editoriais. Disponível em: https://www.goread.com.br/aplicativos. Acesso em: 14 jan. 2019.

ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 343, dez. 2016a.

Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=cfcdc061c4722b77824c978c88d6f999. Acesso em: jan. 2017.

ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 339, ago. 2016b.

Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=17fa09a6df3e53bcab277c62aaa8df98. Acesso em: jan. 2017.

ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 339, nov. 2016c.

Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=cfcdc061c4722b77824c978c88d6f999. Acesso em: jan. 2017.

GRUZYN SKI, A., Design editorial e publicação multiplataforma. InTexto, Porto Alegre, n. 34, p. 571-588, set./dez. 2015.

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.571-588

GUIMARÃES, L. Conceitos, fundamentos e as três dimensões do jornalismo visual. Revista Comunicação Midiática, v.8, n.3, p. 236-253, set./dez. 2013.

LONGHI, R. R. Infografia on-line: narrativa intermídia. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, n. 1, p. 187-196, jan. /jul. 2009.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n1p187. Acesso em: 27 maio 2017.

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p187

LUPTON, E. (org.). Tipos na tela. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MARQUES, T. Tipografia: estrutura e conceitos digitais. Convergências. In: Revista de Investigação e Ensino das Artes. 2. ed. Castelo Branco: IPCB (Instituto Politécnico Castelo Branco), 2008. ISSN: 1646-9054.

Disponível em: http://convergencias.esart.ipcb.pt/article/30. Acesso em: 8 fev. 2017.

MARTINS, C. Análise da trilogia Matrix.

Disponível em: http://2012aeradeouro.webnode.com.br/products/analise-do-filme-matrix/. Acesso em: 6 mar. 2017.

MUNARI, B. Diseño y comunicación visual: contribución a una metodología didáctica. Barcelona: G. Gili, 1997.

NIELSEN, J. Usability enginnering. Boston: Academic Press, 1993.

https://doi.org/10.1016/B978-0-08-052029-2.50009-7

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016. Brasília, 2016.

Disponível em http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view. Acesso em: 10 de jan. 2018.

RADFAHRER, L. Design web design. São Paulo: Market Press, 2000.

ROGERS, Y. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SCHACKEL, B. Usability: context, framework, definition, design and evaluation. In: SCHACKE, B.; RICHARDSON, S. J. (eds.). Human factors for informatic usability. New York: Cambridge University Press , 1991. p. 21-37.

SPIEKERMANN , E. A linguagem invisível da tipografia: escolher, combinar e expressar com tipos. São Paulo: Blücher, 2011.

Published

2019-08-05

How to Cite

Duarte, A. M., & Santos, M. dos. (2019). Visual communication in digital enviroment: devices and typographic performance on the covers of Elle magazine. Revista FAMECOS, 26(1), e31061. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31061

Issue

Section

Cyberculture