O amálgama ator-personagem: da mímesis transparente à atuação experimental

Autores

  • Pedro Maciel Guimaraes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Sandro Oliveira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30037

Palavras-chave:

Estudos atorais. História e estética do cinema. Cinema experimental.

Resumo

a relação ator-personagem é um dos pilares da prática atoral. Nosso objetivo é pensar relações entre essas instâncias enunciativas que extrapolem uma relação de simbiose, em que a primeira tenta se transformar na segunda, modelo clássico de atuação no teatro e no cinema. Propomos investigar estratégias de encenação onde ator e personagem são unidos pela ideia do amálgama total, por se unirem por uma condição física ou psicológica comum determinante. Para tal, utilizamos a metodologia dos estudos atorais, buscando desenvolver uma análise estética sobre processos e produtos de atuação (gestos, postura corporal) em filmes nos quais atores-personagens são acometidos por algum tipo de condição especial (nanismo, malformação congênita, síndrome de Down, surdez ou deficiência intelectual) o que faz com que haja interdependência essencial entre representação e referente. Tais procedimentos divergem da ideia tradicional de acoplamento ou de imitação, característica da mímesis transparente. A hipótese que se defende é que o amálgama total ator-personagem é um procedimento, experimental, poucas vezes atingido no cinema de vertente comercial, como podem atestar os poucos exemplos de filmes aqui citados.

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Biografia do Autor

Pedro Maciel Guimaraes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes - Unicamp). Doutor pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Sandro Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professor nas áreas de História do cinema e linguagens audiovisuais no curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutorando em Multimeios pela Unicamp

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https://doi.org/10.3138/cjfs.8.2.44

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Guimaraes, P. M., & Oliveira, S. (2019). O amálgama ator-personagem: da mímesis transparente à atuação experimental. Revista FAMECOS, 26(1), e30037. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30037

Edição

Seção

Cinema