Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas

  • Rafael Fortes Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Esporte, futebol, comunicação

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um panorama dos estudos da Comunicação relativos ao esporte. Para tanto, começa com um breve panorama internacional e, em seguida, discute a situação no Brasil. A segunda parte, intitulada “Perspectivas”, elenca as contribuições da disciplina para os Estudos do Esporte (composto por trabalhos oriundos de diversas áreas) e apresenta um programa de investigação para o tema sob uma perspectiva comunicacional. Por fim, a terceira seção discute de que forma os estudos sobre esporte podem contribuir para a área de Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fortes, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor no Programa de Mestrado em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BERNSTEIN, Alina; BLAIN, Neil (Eds.). Sport, media, culture: global and local dimensions. London: Routledge, 2002.

BORELLI, Viviane. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos. In: XXIV Intercom, 2001, Campo Grande. Anais Eletrônicos do Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: UNIDERP, 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP18BORELLI.pdf Acesso em: 19 out. 2009.

MELO, Victor Andrade de. Esporte e lazer: conceitos – uma introdução histórica. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2006.

Como Citar
Fortes, R. (2011). Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas. Revista FAMECOS, 18(2), 598-614. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9476