Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero

Autores

  • Itania Maria Mota Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8801

Palavras-chave:

Gênero televisivo, mapa das mediações, Jesús Martín-Barbero

Resumo

Buscamos compreender os deslocamentos operados por Jésus Martín-Barbero no conceito de mediação e na configuração do mapa das mediações e, neste, o lugar dos gêneros televisivos. Argumentamos que, na sua obra, o conceito de mediação se consolida na direção da concepção de mediação na obra e que o mapa das mediações vai se definindo de modo a se configurar como um modelo de análise que possibilita olhar a totalidade do processo cultural. Argumentamos que, embora pareça hesitar entre uma concepção de gênero como categoria textual e uma concepção de gênero como estratégia de comunicabilidade, Martín-Barbero efetivamente constrói as bases para a definição de um conceito de gênero televisivo como categoria cultural e, nesse movimento, para uma abordagem analítica que tome em causa o processo de comunicação na sua vinculação com a cultura, a política e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itania Maria Mota Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BUTSCH, Richard. Five decades and three hundred sitcoms about class and gender. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 111-135.

CAWELTI, John G. The Six-Gun Mystique. Ohio: Bowling Green University Popular Press, 1971.

EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Ed.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008.

FABBRI, Paolo. Le comunicazioni di massa in Italia: sguardo semiótico e malocchio de La sociologia. Versus, n. 5, maio/ago. 1973. Disponível em: www.semioticamente.it/versus/files/fabbri-vs5.pdf Acesso em: 12 maio 2009.

GOMES, Itania Maria Mota. A noção de gênero televisivo como estratégia de interação: o diálogo entre os cultural studies e os estudos da linguagem. Revista Fronteira, São Leopoldo, v. 4, n. 2, p. 11-28, 2002.

______. Efeito e Recepção: a interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media. Rio de Janeiro: E-Papers, 2004.

______. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise. Revista E-compos, ed. 8, abril, 2007. Disponível em: http://www .compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/view/126/126 Acesso em: 12 maio 2009.

JONES, Jeffrey P. Beyond genre: cable’s impact on the talk show. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 156-175.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. México: Gustavo Gilli,

______. De los medios a las practicas. Cuadernos de comunicación y prácticas sociales, México, n. 1, p. 9-18, 1990.

______. La comunicación en las transformaciones del campo cultural. Alteridades, México, v. 3, n. 5, p. 59-68, 1993.

______. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de

(Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 39-68.

______. Experiencia audiovisual y desorden cultural. In: MARTÌN-BARBERO, Jesús; ROCHE, Fábio López de la (Orgs.).

Cultura, medios y sociedad. Colombia: Ces/Universidad Nacional, 1998, p. 27-64.

______. Aventuras de un cartógrafo mestizo en el campo de la comunicación. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 19, jul. 1999. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999fjl/64jmb.htm.

______. Ofício de Cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

______. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006a.

______. Pistas para entre-ver meios e mediações. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, p. 11-21, 2006b.

NEWCOMB, Horace. Reflections on TV: The Most Popular Art. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 17-36.

______. The Most Popular Art. New York: Anchor Press, 1974.

PECORA, Norma. The changing face of children’s television. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 91-110.

RONSINI, Veneza V. Mayora. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro da Compós. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

Downloads

Como Citar

Gomes, I. M. M. (2011). Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero. Revista FAMECOS, 18(1), 111–130. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8801