Beleza pura: a estetização da vida cotidiana como estratégia de resistência para o homossexual masculino

Autores

  • Carlos Magno Camargos Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7549

Palavras-chave:

Corpo, homossexualidade, imagem

Resumo

Este artigo pretende debater como a estetização da vida cotidiana serviu às estratégias de resistência dos homossexuais masculinos frente às práticas reguladoras do poder sobre seus corpos e sua imagem. Tomamos por princípio que estes sujeitos criaram produtos imagéticos com o objetivo de delinear um estilo de vida baseado no prazer estético. Nossa operação analítica concentra-se em alguns materiais expressivos que serviram à divulgação de sua linguagem. Acreditamos que esta linguagem foi fortalecida pelo uso do corpo e seus gestos, na comunicação efetuada pela roupa e na circulação de palavras e imagens, próprias às artes e a literatura. Reivindicamos uma dimensão sensível do processo comunicacional para descrever os modos de interação entre estes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Camargos Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

P

Referências

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997.

BETH, Hanno; PROSS, Harry. Introducción a la ciencia de la comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990.

DEWEY, Jhon. Experiência e natureza; Lógica: a teoria da investigação. In: DEWEY, Jhon. A arte como experiência; Vida e educação; Teoria da moral. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pósmodernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

SALTZMAN, Andréa. El cuerpo diseñado. Sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Páidos, 2007.

SANT’ANNA, Denise B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

Downloads

Como Citar

Mendonça, C. M. C. (2010). Beleza pura: a estetização da vida cotidiana como estratégia de resistência para o homossexual masculino. Revista FAMECOS, 17(2), 118–127. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7549

Edição

Seção

Imagem e Representação