Interfaces multisensoriais: espacialidades híbridas do corpoespaço
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4800Palavras-chave:
Interfaces multisensoriais, relação humano/máquina, tecnologia móvelResumo
O texto aborda o contexto de interfaces multisensoriais para pensar a relação humano/máquina e suas formas específicas de operar. Ao assumir a fisicalidade corpórea dos usuários e a materialidade de objetos e do espaço como dados de entrada, questiona-se a possibilidade de reconfiguração do corpo na sua própria apresentação e percepção a partir das interações mediadas neste contexto. Essa condição híbrida e processual aponta modos específicos de apreensão e de comunicação, que interessam discutir neste trabalho. Após as abordagens teóricas sobre interfaces tangíveis e enactives, alguns trabalhos artísticos serão apresentados, diante das específicas propostas de construção e experimentação de estados sensórios. Assim, as propostas artísticas potencializam o corpo e o espaço nas suas condições matéricas, na medida em que a percepção dos mesmos articula elementos interdependentes para a construção sensível da realidade como uma experiência fenomenológica.Downloads
Referências
BENNET, P.; O’MODHRAIN, S. Towards Tangible Enactive-Interfaces. In Proceedings of the 4th International Conference on Enactive Interfaces. p.37-40. Grenoble, France: Association ACROE, 2007.
BORGES, F.C. A filosofia do jeito, um modo brasileiro de pensar com o corpo. São Paulo, Summus Editorial, 2006.
De KERCKHOVE, D. Connected intelligence, the arrival of the Web society. Toronto: Sommerville House Publishing, 1997.
De SOUZA E SILVA, A.A. Do ciber ao híbrido: tecnologias móveis como interfaces de espaços híbridos. In: ARAÚJO, Denize Correa (org). Imagem (ir)realidade, comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006, p. 21-51.
DOURISH, P. Where the action is: the foundations of embodied interaction. Cambridge: The MIT Press, 2004.
FERRARA, L. D'A. (org.) Espaços Comunicantes. São Paulo: Annablume; Grupo ESPACC, 2007.
FITZMAURICE, G.W. Graspable User Interfaces. Thesis. Toronto, Canada: Department of Computer Science, University of Toronto, 1996. Disponível em: http://www.dgp.toronto.edu/~gf/papers/PhD%20-
%20Graspable%20UIs/Thesis.gf.html#RTFToC6 Acesso em: 20 out. 2008.
GAIARSA, J.A. A estátua e a bailarina. São Paulo: Ícone, 1988.
LOW, S.M. Anthropological theories of body, space, and culture. In: Space and Culture, v. 6, n. 1, p. 9-18, 2003. McGANN, M. What is enactive cognition. Disponível em: http://www.eucognition.org/wiki/index.php?title=What_is_%22Enactive%22_Cognition%3F Acesso em: 16 set. 2008.
MACHADO, A. Arte e Mídia: aproximações e distinções. E-compos, ed. 1, p. 1-15, dez. 2004. Disponível em: http://www.compos.org.br/e-compos Acesso em: 16 maio 2006.
NOË, A. Art as enaction. In: Art and Cognition Conference, nov. 2002. Disponível em: http://www.interdisciplines.org/artcog/papers/8 Acesso em: 20 out. 2008.
NOË, A. Experience an Experiment in Art. In: Journal of Consciousness Studies, v. 7, n. 8-9, p. 123-135, 2000.
PASQUINELLI, E. Enactive Knowledge. In: LUCIANI, A.; CADOZ, C. (ed). Enaction and enactive interfaces, a handbook of terms. Grenoble: Enactive Systems Books, 2007.
SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. In: Razão e Emoção. Ed. 3. São Paulo: Hucitec, 1999.
STEWART, J. Enactive Cognitive Science_1. In: LUCIANI, A.; CADOZ, C. (ed). Enaction and enactive interfaces, a handbook of terms. Grenoble: Enactive Systems Books, 2007, p. 89-91.
ULLMER, B.; ISHII, H. Emerging frameworks for tangible user interfaces. In: IBM Systems Journal, v. 39, n. 3-4, 2000.
VARELA, F.J. Las ciencias cognitivas: tendencias y perspectivas. In: Cartografía de las ideas actuales. 2 reimpresión. Barcelona: Editorial Gedisa, 1998.
VARELA, F.J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind, cognitive science and human experience. 8a edição. Cambridge, London: The MIT Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.