Percepção de risco e engajamento nas redes sociais

O debate público sobre vacinação durante o segundo ano da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44004

Palavras-chave:

Redes Sociais, Engajamento, Percepção de Risco, Covid-19, Vacina

Resumo

Neste artigo, partimos da hipótese de que a pandemia da COVID-19 tem transformado o debate público sobre a vacinação nas mídias sociais. Na atual configuração da “Sociedade de Risco” (Beck, 1992), a gestão dos riscos se torna um componente central da vida cotidiana, influenciando os modos como o público acessa e interage com informações relacionadas à saúde em espaços midiáticos. Diante desse cenário, buscamos verificar se o avanço da cobertura vacinal contra o coronavírus e os resultados positivos obtidos no enfrentamento da pandemia ao longo do segundo ano da crise refletiram na natureza das informações circulantes sobre vacinas. Sob esse pano de fundo, nosso objetivo foi identificar mudanças e continuidades dos conteúdos que pautam esse debate no contexto brasileiro. Com este fim, analisamos os 100 links com mais engajamento durante o segundo ano da pandemia (2021), comparando-os quantitativamente com o primeiro ano (2020) e com o período que antecedeu a crise sanitária (2018-2019). Nossa metodologia é inspirada na Análise de Conteúdo e estruturada a partir de cinco categorias: engajamento, tema, acurácia, posicionamento e cálculo de risco. Dentre os principais resultados alcançados, observamos no corpus uma redução de conteúdos desinformativos, que pode estar diretamente ligada ao fato de que, diante da eficácia dos imunizantes, as vacinas terem deixado de ser tema prioritário nas disputas de sentido presentes no debate público. Além disso, identificamos uma queda acentuada no engajamento total acerca do assunto em 2021.

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Biografia do Autor

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Conta com bolsa produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e “Cientista do Nosso Estado” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Igor Waltz, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia / Fundação Oswaldo Cruz (INCT-CPCT/Fiocruz)

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz), com bolsa do Programa Pós-doutorado Nota 10 (PDR10) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT CPCT/Fiocruz), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Amanda Medeiros, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia / Fundação Oswaldo Cruz (INCT-CPCT/Fiocruz)

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil. Bolsista do Programa de Pós-Doutorado Júnior Inova Fiocruz. Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Massarani, L., Waltz, I., & Medeiros, A. (2024). Percepção de risco e engajamento nas redes sociais: O debate público sobre vacinação durante o segundo ano da pandemia de Covid-19. Revista FAMECOS, 31(1), e44004. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44004