Mídias trapaceiras e a ilusão de inteligência

Palavras-chave: Inteligência Artificial, Teste de Turing, Assistentes virtuais

Resumo

A trapaça é um elemento central para o funcionamento da Inteligência Artificial (IA). Esta é a premissa que guia Simone Natale ao longo do livro Deceitful Media: artificial intelligence and social life after the Turing test (2021). Para o pesquisador italiano, este tipo de tecnologia se vale de aspectos da percepção e da psicologia humana para criar a ilusão de inteligência. Assim, o autor propõe que passemos a considerar os diferentes graus de trapaça presentes no processo de comunicação entre humanos e máquinas que “aparentam inteligência”, o que permitiria uma melhor compreensão de seus reais riscos e de suas implicações éticas, sociais e culturais.

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Biografia do Autor

Sheron Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre (MA) em História das Mídias Visuais e mestre (MPhil) em Estudos de Mídia, pela Birkbeck, University of London, em Londres, Inglaterra. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela PUCRS.

Referências

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Publicado
2022-09-21
Como Citar
Neves, S. (2022). Mídias trapaceiras e a ilusão de inteligência. Revista FAMECOS, 29(1), e43051. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43051