Desinformação multiplataformas

Análise da circulação do caso Laranjal do Boulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42803

Palavras-chave:

Desinformação, Coordenação, Astroturfing, Multiplataformas, Eleição

Resumo

A proposta desse artigo é elaborar uma análise da disseminação da peça de desinformação “Laranjal do Boulos”, divulgada durante o debate UOL/Folha de S.Paulo no primeiro turno da eleição para a prefeitura de São Paulo. O arcabouço teórico mobilizado integra estudos sobre desinformação, táticas de coordenação e astroturfing. Os dados foram coletados de Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Os procedimentos metodológicos seguem abordagens de análise cross-plataforma dos métodos digitais e combinam estatística descritiva e análise de redes sociais. Os resultados sugerem a coordenação entre a campanha de Russomano e Oswaldo Eustáquio para questionar Guilherme Boulos durante o debate. Além disso, os achados descrevem a temporalidade da circulação e o espalhamento do conteúdo de forma transmídia. Ao final do artigo, debatemos os desafios de moderação da desinformação nas mídias sociais e apontamos caminhos para estudos multiplataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil. Professor do quadro principal do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), no Rio de Janeiro, RJ Brasil. 

Referências

ALZAMORA, G .C; ANDRADE, L. A dinâmica transmídia de fake news conforme a concepção pragmática de verdade. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 109-131, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p109-131. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p109-131

ANSTEAD, N.; MAGALHÃES, J. C.; STUPART, R.; TAMBINI, D. Political advertising on Facebook: The case of the 2017 United Kingdom general election. London School of Economics, Working Paper. In: European Consortium for Political Research. [S. l.], 2018. Disponível em: https://ecpr. eu/Filestore/PaperProposal/71b9e776-0ea8-4bf3-943e-d25fa26898b8. pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

ALVES, M. Clones do YouTube: replataformização da irrealidade e infraestruturas de desinformação sobre a Covid-19. Fronteiras-estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 23, n. 2, p. 140-159, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.10. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.10

BAELE, S. J.; BRACE, L; COAN, T. G. Uncovering the far-right online ecosystem: An analytical framework and research agenda. Studies in Conflict & Terrorism, [S. I.], p. 1-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1057610X.2020.1862895. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1057610X.2020.1862895

BENNETT, W. L.; LIVINGSTON, S. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European journal of communication, [S. I.], v. 33, n. 2, p. 122-139, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0267323118760317. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/0267323118760317

BENNETT, W. L.; SEGERBERG, A. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Information, communication & society, [S. I.], v. 15, n. 5, p. 739-768, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.670661. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.670661

BRADSHAW, S.; HOWARD, P. Troops, trolls and troublemakers: A global inventory of organized social media manipulation. University Of Oxford, Oxford, 2017. Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:cef7e8d9-27bf-4ea5-9fd6-855209b3e1f6/download_file?file_format=pdf&safe_filename=Troops-Trolls-and-Troublemakers.pdf&type_of_work=Report. Acesso em: 12 ago. 2022.

CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, [S. I.], v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020.Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/serifcomo-vencer-uma-eleicao-sem-sair-de-casa-serif-a-ascensao-do-populismo-digital-no-brasil/. Acesso em: 12 ago. 2022.

CHAGAS, V. WhatsApp and Digital Astroturfing: A Social Network Analysis of Brazilian Political Discussion Groups of Bolsonaro’s Supporters. International Journal of Communication, [S. I.], v. 16, p. 25, 2022. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/17296. Acesso em: 12 ago. 2022.

CROWDTANGLE TEAM. CrowdTangle. Menlo Park, California, United States: Facebook, 2021. Disponível em: https://apps.crowdtangle.com/search. Acesso em: 12 ago. 2022.

DAVEY, J.; EBNER, J. The Fringe Insurgency: Connectivity, Convergence and Mainstreaming of Extreme Right, the Institute for Strategic Dialogue. In: Institute for Strategic Dialogue. [S. l.], Oct. 2017. Disponível em https://www.isdglobal.org/wpcontent/uploads/2017/10/The-Fringe-Insurgency-221017.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

DONOVAN, J.; LEWIS, B.; FRIEDBERG, B. Parallel ports: Sociotechnical change from the alt-right to alt-tech. In: FIELITZ, M.; THURSTON, N. (ed.). Post-digital cultures of the far right: Online actions and offline consequences in Europe and the US. transcript Verlag. Germany: transcript, 2019. p. 49-65. DOI: https://doi.org/10.1515/9783839446706-004

DOS SANTOS, J. G.; FREITAS, M.; ALDÉ, A.; SANTOS, K.; CUNHA, V. WhatsApp, política mobile e desinformação: a hidra nas eleições presidenciais de 2018. Comunicação & Sociedade, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 307-334, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/9410. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v41n2p307-334

EBNER, J. Replatforming Unreality. Journal of Design and Science, [S. l.], n. 6, 2019. Disponível em: https://jods.mitpress.mit.edu/pub/k109mlhg/release/1. Acesso em: 12 ago. 2022.

FARIA, F. Veja ranking de popularidade digital dos candidatos a prefeito em São Paulo. Folha de S.Paulo, nov. 2020. Eleições 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/veja-ranking-de-popularidade-digital-dos-candidatos-a-prefeito-em-sao-paulo.shtml Acesso em: 13 mar. 2021.

FARKAS, J.; SCHOU, J. Fake news as a floating signifier: Hegemony, antagonism and the politics of falsehood. Javnost-The Public, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 298-314, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13183222.2018.1463047. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13183222.2018.1463047

GERBAUDO, P. Social media teams as digital vanguards: the question of leadership in the management of key Facebook and Twitter accounts of Occupy Wall Street, Indignados and UK Uncut. Information, Communication & Society, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 185-202, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1161817. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1161817

GOMES, W; DOURADO, T. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 33-45, 2019. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2355359-fake-news-um-fen%C3%B4meno-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-entre-jornalismo-pol%C3%ADtica-e-democracia. Acesso em: 12 ago. 2022.

GRAHAM, T.; BRUNS, A.; ZHU, G.; CAMPBELL, R. Like a virus: The coordinated spread of coronavirus disinformation. Report commissioned for the Centre for Responsible Technology. Camberra: Australia Institute, May 2020. Disponível em: https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2020-06/apo-nid305864.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

HOWARD, P. N. et al. New media campaigns and the managed citizen. Cambridge University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511615986

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media. New York University Press, 2013.

KEARNEY, M. W. Package ‘rtweet’. In: The Comprehensive R Archive Network. [S. l.], 2019. Disponível em: https://cran. r-project.org/web/packages/rtweet/rtweet. pdf, 2019. Acesso em: nov. 2020.

KELLER, F. B., SCHOCH, D., STIER, S.; YANG, J. P. Political astroturfing on twitter: How to coordinate a disinformation campaign. Political Communication, [S. I.], v. 37, n. 2, p. 256-280, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10584609.2019.1661888. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/10584609.2019.1661888

KLOTZ, R. J. Internet campaigning for grassroots and astroturf support. Social Science Computer Review, [S. I.], v. 25, n. 1, p. 3-12, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0894439306289105. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/0894439306289105

KOVIC, M. et al. Digital astroturfing in politics: Definition, typology, and countermeasures. Studies in Communication Sciences, [S. I.], v. 18, n. 1, p. 69-85, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24434/j.scoms.2018.01.005. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.24434/j.scoms.2018.01.005

LANGLOIS, G.; ELMER, G. The research politics of social media platforms. Culture machine, [S. I.], v. 14, 2013. Disponível em: https://culturemachine.net/wp-content/uploads/2019/05/505-1170-1-PB.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

LUKITO, J. Coordinating a multi-platform disinformation campaign: Internet Research Agency activity on three US social media platforms, 2015 to 2017. Political Communication, [S. I.], v. 37, n. 2, p. 238-255, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10584609.2019.1661889. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/10584609.2019.1661889

LOPES, N. Justiça condena Eustáquio a pagar R$ 15 mil por fake news contra Boulos. In: UOL, São Paulo, dez. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/apos-pedido-de-boulos-justica-determina-retirada-de-video-com-acusacao-citada-por-russomano.shtml. Acesso em: 11 nov. 2020.

MÁXIMO, W. STF solta jornalista Oswaldo Eustáquio, mas impõe restrições. In: Agência Brasil, jul. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-07/stf-solta-jornalista-oswaldo-eustaquio-mas-impoe-restricoes. Acesso em: 11 nov. 2020.

NIKLAS, J. Ferramenta aponta ação de robôs em hashtag contra Guilherme Boulos no Twitter. O Globo, Sonar, dez. 2020. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta-das-redes/post/ferramenta-aponta-acao-de-robos-em-hashtag-contra-guilherme-boulos-no-twitter.html Acesso em: 2 dez. 2020.

ONG, J. C.; CABAÑES, J. V. A. Architects of networked disinformation: Behind the scenes of troll accounts and fake news production in the Philippines. In: Scholar Works. 2018. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1075&context=communication_faculty_pubs. Acesso em 12 ago. 2022.

PESQUISA Datafolha em São Paulo: Russomanno tem 29%; Covas, 20%; Boulos, 9%; e França, 8%. In: g1. São Paulo, set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/09/24/pesquisa-datafolha-em-sao-paulo-russomanno-tem-29percent-covas-20percent-boulos-9percent-e-franca-8percent.ghtml. Acesso em: 13 mar. 2021.

PESQUISA Ibope em São Paulo: Covas, 26%; Russomanno, 20%; Boulos, 13%; França, 11%. In: g1. São Paulo, out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/10/30/pesquisa-ibope-em-sao-paulo-covas-26percent-russomanno-20percent-boulos-13percent-franca-11percent.ghtml Acesso em: 13 mar. 2021.

RIBEIRO, B. Filha de Russomanno e genro são acusados por esquema de ‘pirâmide’. In: UOL, set. 2020. Eleição de 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/09/26/filha-de-russomanno-e-genro-sao-acusados-por-esquema-de-piramide.htm. Acesso em: 13 mar. 2021.

ROGERS, R. et al. Digital methods for cross-platform analysis. In: BURGESS, J.; MARWICK, A.; POELL, T. (ed.). The SAGE handbook of social media. [S. l.], Sage Publications, 2017. p. 91-110. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473984066.n6

ROGERS, R. Deplatforming: Following extreme Internet celebrities to Telegram and alternative social media. European Journal of Communication, [S. I.], v. 35, n. 3, p. 213-229, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0267323120922066. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/0267323120922066

SANTINI, R. M.; SALLES, D.; BARROS, C. E. We love to hate George Soros: A cross-platform analysis of the Globalism conspiracy theory campaign in Brazil. Convergence, [S. l.], May 8, [2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1177/13548565221085833. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/13548565221085833

SOARES, F. B., RECUERO, R., VIEGAS, P., BONOTO, C., HÜTTNER L. Cloroquina e desinformação sobre Covid-19 na mídia social do Brasil. In: MARTINS, A., FREITAS, C. Pesquisas comunicacionais em interface com arte, tecnologia, religião, meio ambiente. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 273-292. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.854.273-292

SOPRANA, P. NUNES, W. Após pedido de Boulos, Justiça determina retirada de vídeo com acusação citada por Russomanno. Folha de S.Paulo, nov. 2020. Eleições 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/apos-pedido-de-boulos-justica-determina-retirada-de-video-com-acusacao-citada-por-russomano.shtml. Acesso em: 11 nov. 2020.

STARBIRD, K.; ARIF, A.; WILSON, T. Disinformation as collaborative work: Surfacing the participatory nature of strategic information operations. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, [S. I.], v. 3, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3359229. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/3359229

TAVARES, B. Justiça Eleitoral de SP condena blogueiro bolsonarista a pagar multa de R$ 20 mil por divulgar notícias falsas sobre Boulos. In: g1. São Paulo, ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/08/21/justica-eleitoral-de-sp-condena-blogueiro-bolsonarista-a-pagar-multa-de-r-20-mil-por-divulgar-noticias-falsas-sobre-boulos.ghtml. Acesso em: 26 maio 2022.

VAN DIJCK, J; POELL, T; DE WAAL, M. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press: Oxford, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780190889760.001.0001

VENTURINI, T. From fake to junk news, the data politics of online virality. In: Didier Bigo, Engin Isin, Evelyn Ruppert. Data Politics: Worlds, Subjects, Rights. London: Routledge, 2019. p. 123-145. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315167305-7

WALKER, E. T. Between Grassroots and ‘Astroturf’: Understanding Mobilization from the Top-Down. In: COURPASSON, D.; VALLAS, S. (ed.). The Sage handbook of resistance. Sage: London, 2016. p. 269-279. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473957947.n14

WARDLE, C. The need for smarter definitions and practical, timely empirical research on information disorder. Digital Journalism, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 951-963, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2018.1502047. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2018.1502047

WILSON, T; STARBIRD, K. Cross-platform disinformation campaigns: lessons learned and next steps. Harvard Kennedy School Misinformation Review, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://misinforeview.hks.harvard.edu/article/cross-platform-disinformation-campaigns. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.37016/mr-2020-002

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Junior, M. A. dos S. (2022). Desinformação multiplataformas: Análise da circulação do caso Laranjal do Boulos. Revista FAMECOS, 29(1), e42803. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42803

Edição

Seção

Cibercultura