Uso e consumo no metrô do Rio de Janeiro

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Processos comunicativos, sociabilidade, propaganda institucional

Resumo

Neste trabalho investigamos como o contraste entre uso e consumo pode ser definidor de práticas comunicativas e sociabilidades no contexto dos equipamentos coletivos urbanos e especificamente no metrô do Rio de Janeiro. Analisamos em seguida os anúncios institucionais presentes no espaço do metrô carioca à luz desse problema. Exploramos como, nos circuitos do lucro privado, o usuário passa a cliente e procuramos distinguir as repercussões concretas dessa passagem para as viagens de metrô.

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Biografia do Autor

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado
2008-09-13
Como Citar
Caiafa, J. (2008). Uso e consumo no metrô do Rio de Janeiro. Revista FAMECOS, 15(35), 106-112. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4098
Seção
Experiências Empíricas