HOST
Mídia assombrada e o mal-estar do confinamento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39240Palavras-chave:
Estudos de mídia, Cinema, Desktop horror, Glitch Gothic, Ano de 2020Resumo
Este trabalho trata do filme de horror australiano Host (Rob Savage, 2020), realizado para o canal de streaming Shudder, no primeiro semestre de 2020, durante a quarentena que paralisou o planeta por causa da pandemia da COVID-19. Dirigido a distância para emular uma sessão espírita organizada por seis amigos via aplicativo Zoom, o filme, encenado por seis atrizes e um ator com câmeras caseiras, traz ao primeiro plano o mal-estar do confinamento mediado pelos computadores e celulares. A partir de uma análise de Host, buscaremos observar como esse filme de horror nos oferece reflexões sobre a primeira experiência global de quarentena permeada pelas mídias digitais e pela internet.
Downloads
Referências
ACKER, Ana; MONTEIRO, Juliana. Subterrâneos do horror e da tecnologia enquanto experiência em Amizade Desfeita 2 – Dark Web. Revista Fronteiras – Estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 2, n. 22, p. 69-78, maio/ago. 2020.
ALMEIDA, Gabriela R. de; SOARES, Jéssica P. Demônios virtuais, espíritos hackers, assassinos glitch: câmeras diegetizadas e a manifestação do mal no cinema de horror found footage. Imagofagia – Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, Buenos Aires, n. 17, p. 242-265, 2018.
BLAKE, Linnie; REYES, Xavier Aldana. Digital horror: Haunted Technologies, Network Panic and the Found Footage Phenomenon. London: I.B. Tauris, 2016.
BOLTER, Jay DavidD.; GRUSIN, Richard. Remediation. Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
BRAGANÇA, Klaus’ berg Nippes. Realidade perturbada: Corpos, espíritos, família e vigilância no cinema de horror. Curitiba: Appris, 2018.
CRARY, Johnathan. 24/7: O Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FELINTO, Erick. A religião das máquinas: ensaios sobre o imaginário da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.
GRANT, Barry Keith. Ansiedade digital e o novo cinema verité de horror e ficção científica. In: SUPPIA, Alfredo (org.). Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura. São Paulo: Alameda, 2015. p. 19-42.
GROHMAN, Rafael; QIU, Jack. Editorial: Contextualizando o Trabalho em Plataformas. Contracampo – Revista Brasileira de Comunicação, Niterói, v. 39, n. 1, 2020.
LEEDER, Murray (ed). Cinematic Ghosts: Haunting and spectrality from silent cinema to the digital era. New York: Bloomsbury. 2015
McCUTCHEON, Mark A. The medium is the monster: Canadian adaptations of Frankenstein and the discourse of technology. Toronto: AU Press/Athabasca University, 2018.
OLIVIER, Mark. Glitch Gothic. In: LEEDER, Murray (ed.). Cinematic Ghosts: Haunting and spectrality from silent cinema to the digital era. New York: Bloomsbury. 2015. p. 253-270.
SCONCE, Jeffrey. Haunted Media: Electronic Presence from Telegraphy to Television. Durham: Duke University Press, 2000
SOUSA, Ana Paula. Coronavirus vai marcar o fim de uma era no cinema. Folha de S.Paulo, São Paulo, 1 maio 2020. Caderno Ilustríssima, Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/05/coronavirus-vai-marcar-o-fim-de-uma-era-no-cinema.shtml. Acesso em: 26 ago. 2020.
ZIZEK, Slavoj. Pandemia: COVID 19 e a reinvenção do Comuninismo. Tradução de Artur Renzo. São Paulo: Boitempo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.