A ofensa das imagens

Reverberações simbólicas no ambiente midiático

Palavras-chave: Imagem, Símbolo, Ofensa

Resumo

Partindo da abordagem de Durand, que toma o símbolo como “epifania de um mistério”, analisamos neste artigo possibilidades da experiência simbólica em meio ao diagnóstico de esvaziamento das imagens na sociedade midiática. Sugerimos que o fenômeno das imagens ofensivas, em diversos casos, enseja atitudes e comportamentos próprios do ambiente simbólico, tensionando o caráter mediacional da imagem. Percorremos, assim, o fenômeno da demonização do outro em imagens. Para tanto, nos valemos também das contribuições teóricas de Mitchell, Belting, Baitello Jr e Han.

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Biografia do Autor

Alberto Carlos Klein, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; professor do Departamento de Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1993.

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MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

Publicado
2021-07-01
Como Citar
Klein, A. C. (2021). A ofensa das imagens: Reverberações simbólicas no ambiente midiático. Revista FAMECOS, 28(1), e36840. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36840