A cultura de massa brasileira através de três pensadores visionários

Autores

  • Jorge Campos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3393

Palavras-chave:

Comunicação, internet, cultura de massa

Resumo

Este ensaio trata do tema da cultura de massa e as suas propriedades no mundo contemporâneo através das perspectivas de três pensadores importantes: Noam Chomsky, Umberto Eco e Marshall McLuhan. A análise do Chomsky sobre o impacto da mass media na realidade política é discutida e são fornecidos contra-exemplos da cultura brasileira. Os insights de Eco em relação às propriedades de cultura em massa são abordados e ilustrados. O par frioquente de McLuhan é considerado no contexto de cultura de massa e, finalmente, as três visões são aplicadas à síntese moderna de todas a mídias: a Internet.

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Biografia do Autor

Jorge Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

ECO, Umberto. Apocalyptics and Integrators. Random House Mondadori, 2004.

HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. Manufacturing Consent. Pantheon Books, 1988.

MCLUHAN, Marshal. Understanding Media: The Extensions of Man. Gingko Press, 1967.

______. The Medium is the Massage. Random House: 2000.

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Campos, J. (2008). A cultura de massa brasileira através de três pensadores visionários. Revista FAMECOS, 13(31), 54–56. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3393

Edição

Seção

Linguagem e comunicação