Mulheres e moda: a feminilidade comunicada através das roupas

Autores

  • Marlene Neves Strey Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3090

Palavras-chave:

Comunicação, Moda, Mulher

Resumo

Discute-se nesse trabalho como as roupas expressam o self corporal das mulheres, através de pistas culturais e historicas de como a feminilidade pode ser entendida. A moda pode servir como aliada das mulheres na sua busca de espaço no meio da cultura, no mundo do trabalho e para reconhecimento como ser humano. No entanto, a moda pode, também, constituir-se em obstáculo à expressão igualitária, limitando as possibilidades de agilidade física e/ou integração no meio social. O vestir, então, deve ser entendido não como forma de proteção do corpo, mas como veículo ideológico tanto da atração sexual, quanto da construção da feminilidade historicamente determinada.

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Biografia do Autor

Marlene Neves Strey, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Social. Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Neves Strey, M. (2008). Mulheres e moda: a feminilidade comunicada através das roupas. Revista FAMECOS, 7(13), 148–154. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3090

Edição

Seção

Comportamento