A Noção de Engajamento: sentidos e armadilhas para a pesquisa em comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29387

Palavras-chave:

Engajamento, Comunicação, Epistemologia

Resumo

Na busca por compreender as atividades dos sujeitos em processos comunicacionais, surgem algumas expressões como participação, empoderamento e engajamento. O artigo busca problematizar os sentidos da noção de “engajamento” e seus impactos e armadilhas para a pesquisa em comunicação. De um sentido político a um envolvimento com obras midiáticas e marcas, a noção se refaz. Após explorar algumas obras que tratam de engajamento em estudos de comunicação (principalmente a pesquisa inglesa em comunicação e os estudos de fãs), questionamos seu uso e sugerimos uma alternativa no sentido de reconectar as atividades comunicacionais e midiáticas dos sujeitos às práticas sociais mais gerais.

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Biografia do Autor

Rafael Grohmann, Cásper Líbero / Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Professor Contratado III da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realiza estágio pós-doutoral na ECO-UFRJ, sob a supervisão do professor Muniz Sodre.

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Grohmann, R. (2018). A Noção de Engajamento: sentidos e armadilhas para a pesquisa em comunicação. Revista FAMECOS, 25(3), ID29387. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29387

Edição

Seção

Pensamento Midiático Comunicacional