Reflexões sobre “a mulher”, o olhar e a questão racial na teoria feminista do cinema

Autores

  • Ceiça Ferreira Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26788

Palavras-chave:

Teoria feminista do Cinema. Mulheres negras. Gênero e raça

Resumo

Desde os anos de 1970, as representações das mulheres no cinema tem sido objeto de crítica das teóricas feministas, que destacam a relevância do cinema narrativo clássico como produto e produtor do imaginário patriarcal. Contudo, ancorada numa perspectiva psicanalítica, essa vertente teórica apresenta algumas limitações, como a ênfase na mulher branca como modelo de feminilidade e a construção binária do prazer visual. Neste artigo, a partir de estudos que discutem a experiência histórica das mulheres negras, busca-se problematizar a intersecção de gênero e raça como determinante nos sistemas de representação, na construção do prazer visual e nos modos de recepção fílmica, o que indica novas possibilidades para o reconhecimento das mulheres negras na teoria feminista do cinema. 

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Biografia do Autor

Ceiça Ferreira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Ferreira, C. (2018). Reflexões sobre “a mulher”, o olhar e a questão racial na teoria feminista do cinema. Revista FAMECOS, 25(1), ID26788. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26788

Edição

Seção

Cinema

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