Estratégias linguístico-discursivas de tratamento humorístico da morte em comerciais televisivos

Autores

  • Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19298

Palavras-chave:

Discurso publicitário, Humor, Morte

Resumo

O texto procura compreender o emprego do humor pela publicidade quando anuncia produtos e serviços e os relaciona ao universo simbólico da morte. Objetiva-se entender estratégias linguísticodiscursivas presentes em comerciais televisivos que trazem a morte como figura central. A análise é alicerçada em pressupostos das teorias semânticas e em postulados teóricos identificados como pertencentes aos domínios da pragmalinguística. Pontuais contributos sociológicos, antropológicos e filosóficos auxiliam na compreensão de parte do legado histórico ocidental sobre a morte. Esta análise exploratória, de um conjunto de comerciais televisivos, indica que mesmo a despeito da seriedade da morte, seu emprego como tema central nas narrativas publicitárias contribui para quebrar a atual supremacia do sexo como elemento recorrentemente utilizado por práticas sociodiscursivas institucionalizadas.

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Biografia do Autor

Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, Universidade Federal da Bahia

Professora do quadro permanente da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), UFBA.

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Publicado

2015-05-27

Como Citar

Palacios, A. da R. J. (2015). Estratégias linguístico-discursivas de tratamento humorístico da morte em comerciais televisivos. Revista FAMECOS, 22(1), 202–224. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19298

Edição

Seção

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