O vínculo emocional do leitor ao jornalismo: estudo da revista Veja no Facebook

Autores

  • Marcia Benetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.17847

Palavras-chave:

Jornalismo, Emoção, Leitor

Resumo

Este artigo discute o papel da emoção na adesão do leitor ao contrato de comunicação proposto pelo jornalismo. Como objeto empírico, analisamos os comentários deixados pelos leitores na página que a revista Veja mantém no Facebook. A análise indica que o leitor se move da maior à menor adesão, ao longo de um eixo marcado por sete emoções primárias: satisfação, surpresa, tristeza, medo, desprezo, raiva e aversão. Em graus variados, essas emoções vinculam o leitor ao jornalismo, ao veículo e a outros leitores.

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Biografia do Autor

Marcia Benetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do CNPq.

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

Benetti, M., & Reginato, G. D. (2015). O vínculo emocional do leitor ao jornalismo: estudo da revista Veja no Facebook. Revista FAMECOS, 21(3), 878–896. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.17847

Edição

Seção

Jornalismo