O inferno são os outros: mídia, clientelismo e corrupção

  • Afonso de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Pâmela Araujo Pinto Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Corrupção, Comunicação Política, Mídia Regional

Resumo

A partir de uma análise conceitual sobre as relações entre mídia e política, discutimos neste texto a forma com a qual os lugares de “centro” e “margem” são definidos no âmbito midiático. O texto enfoca o modo como os conceitos de clientelismo e corrupção são empregados pela bibliografia relativa à Comunicação Política. O trabalho está dividido em três partes: conceitos de clientelismo e corrupção; crítica à influência da lógica centro/periferia adotada nos estudos brasileiros de comunicação, e proposta para rever estas perspectivas, a fim de ampliarmos o conhecimento dos eixos periféricos/regionais e proporcionarmos um conhecimento mais amplo das relações entre mídia e política em diferentes mídias. Verificamos que mais do que descrever fenômenos concretos e empiricamente identificáveis, os conceitos são utilizados de maneira adjetiva, como um elemento que aponta a incapacidade de determinadas sociedades satisfazer parâmetros ideais que, supostamente, seriam satisfeitos por outras.

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Biografia do Autor

Afonso de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense
Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. www Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – UFF Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - UFF 
Pâmela Araujo Pinto, Universidade Federal Fluminense
Doutoranda em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.  Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, em 2007. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminese, em 2010. Doutoranda em Comunicação, pela UFF, em curso.

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Publicado
2014-09-10
Como Citar
Albuquerque, A. de, & Pinto, P. A. (2014). O inferno são os outros: mídia, clientelismo e corrupção. Revista FAMECOS, 21(2), 541-562. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.16424
Seção
Jornalismo