Marketing experimental e criação artística: uma análise da atual demanda de consumo

Autores

  • Beatriz Braga Bezerra Universidade Federal de Pernambuco
  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15959

Palavras-chave:

Marketing experimental, Criação artística, Consumo

Resumo

A evolução tecnológica e as transformações no perfil do público impulsionam uma reconfiguração do sistema publicitário, incluindo aspectos antes não demandados no âmbito das práticas de consumo. A recorrência ao campo artístico com estratégias que estimulam a percepção sensorial culmina na realização de ações de comunicação que promovem experiências com apelo à interação, imersão e prazer. O marketing experimental surge como uma possível evolução dos conceitos de marketing em prol de uma sociedade mais próxima das marcas e das diversas manifestações culturais. Pretende-se observar de que maneira as estratégias do marketing experimental se aplicam em ações de comunicação sob a perspectiva do processo de criação e do universo artístico. A partir da observação do projeto Nivea Viva serão depreendidas as convergências teóricas visando demonstrar a demanda crescente de consumidores que anseiam por emoção e experimentalismo nas ações de interação com as marcas.

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Biografia do Autor

Beatriz Braga Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Defesa marcada para Fevereiro de 2014).

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professor adjunto no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Bezerra, B. B., & Covaleski, R. L. (2014). Marketing experimental e criação artística: uma análise da atual demanda de consumo. Revista FAMECOS, 21(1), 224–250. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15959

Edição

Seção

Comportamento e Consumo