A politização das imagens: da era mecânica às redes de comunicação digital

  • Tarcisio Torres Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: Políticas da imagem, Fotografia, Redes de comunicação digital

Resumo

O potencial político das imagens produzidas por ativistas nas recentes manifestações sociais que afloram por todo o planeta pode ser melhor compreendido se o mesmo for localizado dentro de um campo de conhecimento específico pré-existente. Nesse sentido, nosso intuito é mostrar em que medida as imagens contemporâneas dialogam com estratégias políticas visuais já verificadas anteriormente e o que trazem de original para o debate atual das imagens digitais e o seu universo político. Em linhas gerais, nota-se que tais imagens se impõem pela urgência, o apelo emocional com ênfase no corpo e a expansão de significados adquiridos nas redes de comunicação digital, mostrando assim linhas de continuidade e ruptura com a tradição político-imagética que as cercam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcisio Torres Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharel em Comunicação Social (ESPM) e em Ciências Sociais (USP). É mestre em Artes e doutor em Artes Visuais (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no Goldsmiths College, Universidade de Londres, no programa de Estudos Culturais. É professor do Centro de Lingugem e Comunicação da PUC-Campinas.

Referências

ANDÉN-PAPADOPOULOS, Kari. The Abu Ghraib torture photographs: News frames, visual culture, and the power of images. In: Journalism, v. 9, n. 1, p. 5-30, 2008.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CAPA, Robert. Ligeiramente fora de foco. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

GIROUX, Henry A. Beyond the spectacle of terrorism – rethinking politics in the society of the image. Situations, v. 2, n. 1, p. 17-51, 2007. Disponivel em: http://dev.ojs.gc.cuny.edu/index.php/situations/article/view/153/205. Acesso em: 1 out. 2013.

GUERIN, Frances. The energy of disappearing: problems of recycling Nazi amateur film footage. Screening the past, n. 17, 2004. Disponível em: http://tlweb.latrobe.edu.au/humanities/screeningthepast/firstrelease/fr_17/FGfr17.html. Acesso em: 1 out. 2013.

HÜPPAUF, Bernd. Emptying the Gaze: Framing Violence through the Viewfinder. In: New German Critique, n. 72, 1997, p. 3-44.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

Publicado
2014-06-02
Como Citar
Silva, T. T. (2014). A politização das imagens: da era mecânica às redes de comunicação digital. Revista FAMECOS, 21(1), 56-79. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15252
Seção
Cibercultura