A diversificação e popularização do livro e o surgimento e desenvolvimento de coleções de bolso no Brasil

Autores

  • Willian Eduardo Righini de Souza Universidade de São Paulo
  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14486

Palavras-chave:

Livro de bolso, Livro popular, Mercado editorial

Resumo

Este artigo apresenta, por meio de uma revisão de literatura, algumas das principais iniciativas que pretenderam popularizar o livro no Brasil e alcançar novos leitores, levando à criação de coleções de livros de bolso. Como resultado,  observamos que, apesar da existência de livros de bolso no país não ser algo recente, cada período privilegiou determinados públicos, características editoriais, estratégias de venda e divulgação, revelando a relação dessas coleções com o contexto socioeconômico no qual elas foram produzidas.

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Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Eduardo Righini de Souza, W., & Crippa, G. (2014). A diversificação e popularização do livro e o surgimento e desenvolvimento de coleções de bolso no Brasil. Revista FAMECOS, 21(1), 186–207. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14486

Edição

Seção

Comportamento e Consumo