Imaginário e sedução: a comunicação estética

Autores

  • Maria Beatriz Furtado Rahde PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12896

Palavras-chave:

Imaginário, estética, sedução, beleza

Resumo

Este texto refere sobre imagens e sua estética, para estudos culturais do imaginário. Com base em Gilbert Durand (1998), o imaginário está próximo da cultura, mantendo relações entre o universo subjetivo e a realidade objetiva. O autor enfatiza que a realidade é acionada pela presença do imaginário, no qual está contida a imaginação. Atuando pois na imaginação, a sedução do estético perpassa pelo que inspira prazer, como uma estética além da beleza: a mitologia mostra sereias, gárgulas, imagens grotescas que também inspiraram prazer, tanto quanto o tradicional conceito do que é considerado belo. Na contemporaneidade o imaginário é seduzido por meios artificiais propagados amplamente na mídia, como possibilidade de recuperação de uma estética visual, a qual corre o risco de cair no extremo oposto, provocando consequências bizarras ou mesmo grotescas.

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Como Citar

Rahde, M. B. F. (2013). Imaginário e sedução: a comunicação estética. Revista FAMECOS, 19(3), 723–738. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12896

Edição

Seção

Tecnologias do Imaginário