Atividade Orientadora de Ensino e produção textual em matemática: possibilidade pedagógica

Autores

  • Ronaldo Barros Ripardo UFPA, USP

Resumo

Os problemas de aprendizagem devem legitimar a atividade de aprendizagem na escola, pois permitem a construção e a transformação mental do objeto, o que propiciará o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Entendo que o pensamento metacognitivo deve ser incluído nas formas de pensamento teórico, sendo indispensável na constituição das formas de ação universal e, portanto, no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Nesse sentido, a produção de textos pode ser pensada como uma possibilidade metodológica para o ensino de matemática, uma vez que, neste processo, aquele que produz textos será bem sucedido se conseguir criar/mobilizar processos de autorregulação daquilo que pretende dizer. Em se tratando de objetos matemáticos o conhecimento científico a ser tratado na produção de texto, tendo por base a concepção sociointeracionista, é uma alternativa aos problemas práticos, tão conhecidos no ensino de matemática. Neste artigo, discuto esses aspectos e proponho a produção de texto como uma possibilidade nos termos da Atividade Orientadora de Ensino em matemática. Os autores utilizados como referência são Libâneo e Freitas (2006), Asbahr (2005), Duarte (2004), Moura (2010), Marcuschi (2008) e Rubstov (1996).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Barros Ripardo, UFPA, USP

PROFESSOR ASSISTENTE DA UFPA, JUNTO À FACULDADE DE MATEMÁTICA DO CAMPUS DE MARABÁ. DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA USP.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Ripardo, R. B. (2012). Atividade Orientadora de Ensino e produção textual em matemática: possibilidade pedagógica. Educação Por Escrito, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/9177

Edição

Seção

Artigos