Identidade e Educação sob a ótica de Habermas e Mead: construíndo o estado de conhecimento de uma tese

Autores

  • Cledes Antonio Casagrande PUCRS

Resumo

O tema deste artigo versa sobre a construção da identidade pessoal em contextos simbólicos, mediante processos formativos. Temos como objetivo principal, apresentar uma possibilidade de estado de conhecimento para uma tese a partir do tema enunciado. Buscamos averiguar a relação existente entre os processos de construção da identidade e a educação a partir dos aportes teóricos de Habermas e de Mead, respeitando a hipótese de que a formação da identidade pressupõe processos contínuos de inserção social e cultural. Para tal, recorremos à produção teórica existente no Banco de Teses da CAPES, a artigos publicados no GT-17 da ANPED e a periódicos internacionais, através de leitura flutuante e de análise das fontes que se enquadram na delimitação temática. Percebemos que a produção nacional acerca do tema mencionado é exígua se comparada à produção existente em língua inglesa. Desse modo, entendemos que este tema, como aqui delimitado, foi pouco abordado até o momento, merecendo melhor aprofundamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cledes Antonio Casagrande, PUCRS

Licenciado em Filosofia. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutorando em Educação – PUCRS. Vice-Reitor Unilasalle – Canoas.

Downloads

Publicado

2010-08-19

Como Citar

Casagrande, C. A. (2010). Identidade e Educação sob a ótica de Habermas e Mead: construíndo o estado de conhecimento de uma tese. Educação Por Escrito, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/7118

Edição

Seção

Artigos