O Professor de Educação Física em Formação: o desafio teoria-prática na construção da profissionalidade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36616

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Profissionalidade, Saberes docentes, Teoria-prática, Prática pedagógica

Resumo

O presente estudo é fruto de uma pesquisa que tem como objeto a formação inicial de professores, investigando a constituição do campo dos saberes do estudante, professor em formação. Para tanto, partiu-se da seguinte questão: De que forma os estudantes, professores de Educação física em formação, estão constituindo seus saberes, principalmente, no que diz respeito a articulação teoria e prática, incluindo as tensões entre o campo da formação (Faculdade) e o campo profissional (Espaço Escolar) que configuram o exercício da docência na Educação Física, e de que forma estes saberes contribuem para a construção da sua profissionalidade? Este estudo é de abordagem qualitativa, descritiva, de cunho exploratório. Do resultado das análises pode-se destacar que os estudantes, professores de Educação Física em formação, consideram-se responsáveis pelo aprendizado de seus alunos, servindo de referência para os mesmos; a respeito da inserção desde cedo à prática os estudantes consideram como um campo de conhecimento importante para a formação e construção da sua profissionalidade, como um conjunto de comportamentos, conhecimentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor.

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Biografia do Autor

José Augusto Ayres Florentino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul, RS, Porto Alegre.

Lucas Souza Santos, Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, Novo Hamburgo, RS

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (FEEVALE, Novo Hamburgo). Professor de Educação Física nas redes municipais de ensino de Canela e de Gramado,
RS. 

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Florentino, J. A. A., & Santos, L. S. (2020). O Professor de Educação Física em Formação: o desafio teoria-prática na construção da profissionalidade. Educação Por Escrito, 10(2), e36616. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36616

Edição

Seção

Artigos