Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo

Palavras-chave: Educação, Experiência, Essência humana, Teoria e prática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desvelar o lugar do professor no processo educativo a partir das reflexões teóricas de John Dewey (1859-1952), apresentando a teoria do conhecimento desse autor, a sua concepção acerca da essência humana, e a relação entre teoria e prática no contexto educacional e social. Para tal, realizou- se uma revisão teórica, através de uma pesquisa bibliográfica situada, não sistemática (COOPER, 1998). Identificou-se nos princípios norteadores desse filósofo que o lugar do professor em um processo educativo, onde o ensino é inclusivo e a escola é ativa, é auxiliar a condução do aluno conforme a complexidade da sociedade, buscando habilitá-lo para desenvolver a consciência e adquirir condições para superar os desafios apresentados na convivência social. Ao professor concerne o desafiador papel de, simultaneamente, oferecer auxílio ao aluno, apresentando-lhe a realidade do mundo circundante, e permitir que ele busque caminhar independentemente, construindo o seu próprio ser. Essas características demandam por um professor que não mais mantenha uma postura fundamentalmente autoritária, que transmita o saber por meio de uma aula intelectualista, controlando a aprendizagem de procedimentos específicos pelos alunos, mas que oriente e modere os processos em sala de aula, e que seja um incentivador das atividades escolares e do espírito democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil, docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Crateús, CE, Brasil.

Alexsandro Macêdo Saraiva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Crateús, CE, Brasil.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

Hanuzia Pereira Ferreira , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Ricardo Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Iguatu, CE, Brasil.

Tatiana Maria Ribeiro Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Quixadá, CE, Brasil.

Thales Mesquita Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

COOPER, H. Synthesizing Research. Thousand Oaks: Sage, 1998.

DEWEY, J. The school and society, 1899. In: SOUTHERN ILLINOIS UNIVERSITY. Early works of John Dewey. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1976. v. 1.

DEWEY, J. The child and the curriculum, 1902. In: SOUTHERN ILLINOIS UNIVERSITY. Early works of John Dewey. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1976. v. 3.

DEWEY, J. Democracy and education: An introduction to the philosophy of education. New York: The MacmillanCompany, 1916.

DEWEY, J. Human Nature and Conduct. New York: The Modern Library,1930.

DEWEY, J. My Pedagogic Creed. In: DEWEY, J. Dewey on Education: Selections. New York: Teachers College Columbia University Ed., 1959, p. 19-32.

DEWEY, J. Vida e educação. Tradução Anísio Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos,1967.

DEWEY, J. Essays in experimental logic. New York: Dover publications,1953.444p.

DEWEY, J. From absolutism to experimentalism. In: ADAMS, G.P., MONTAGUE, W.P. Contemporary American philosophy. New York: The MacmillanCo., 1930. v. 2, p. 12-27.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1971.

DEWEY, J. A arte como experiência. In: DEWEY, John. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

DEWEY, J. Experiência y Educación. Buenos Aires: Editorial Losada, 1958.

DEWEY, J. How We Think: A Restatement of the Relation of Reflective Thinking. [S. l.]: D. C.Heath and Company, 1933.

DEWEY, J. O desenvolvimento do Pragmatismo Americano. Cognitio-estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, v. 5, n.2. São Paulo: PUC-SP, 2008.

DEWEY, J. The child and the curriculum and the school and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.

GALIANI, C.; MACHADO, M. C. G. As propostas educacionais de John Dewey para uma sociedade democrática. Revista Educação em Questão, v. 21, n. 7, p. 116-135, 2004.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 19-46, 2015. https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637547.

MURARO, Darcísio Natal. A Concepção de Infância em John Dewey. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 12, . 26 a 29 de outubro 2015, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: EDUCERE, 2015. p. 116537-6552.

PIVATTO, Pergentino Stefano. Visão de homem na educação e o problema da humanização. Educação, Porto Alegre, Ano 30, n. 2 (62), p. 337-363, maio/ago. 2007.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

WESTBROOK, R. B. DEWEY, J. In: WESTBROOK, R. B; TEIXEIRA, A. T.; ROMÃO, J. E.; RODRIGUES, V. L. R. (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
de Menezes, J. B. F., Saraiva, A. M., Júnior, F. R. F. M., Ferreira , H. P., da Silva, R. R., Silva, T. M. R., & Sousa, T. M. (2020). Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo. Educação Por Escrito, 11(2), e35142. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35142
Seção
Artigos