Trilhando caminhos na revisão de literatura sobre a ética na pesquisa em educação

Palavras-chave: Revisão de literatura, Ética, Dissertação de Mestrado

Resumo

O estudo “Trilhando caminhos na revisão de literatura sobre a ética na pesquisa em educação” objetiva fazer uma revisão de literatura das dissertações de mestrado dos últimos três anos do repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) para verificar como se deu o tratamento da ética nessas pesquisas, com vistas a promover reflexões sobre a formação ética em pesquisa na pós-graduação stricto sensu. A pergunta de pesquisa é: como as dissertações de mestrado em educação vêm desenvolvendo a ética na pesquisa científica no âmbito da universidade? A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A análise de dados foi elaborada na perspectiva do paradigma da teoria crítica. Das dissertações do PPGE/UECE a pesquisa fomentou discussões para certo cuidado com a dignidade e respeito aos seres humanos (60%), com a liberdade de desistência a qualquer momento da pesquisa (30%) e com o uso do TCLE (37%), mas com lacunas na apresentação clara dos riscos (16%) e também no que diz respeito aos benefícios da pesquisa para o sujeito e para a área que está sendo investigada (6%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Perninck Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, CE, Brasil), professor da Secretaria Municipal de Educação (SME) em Fortaleza, CE, Brasil.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE.

Doutor em Educação pela Cornell University (CU, Ithacha, Nova York, USA), professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e docente visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) em Fortaleza, CE, Brasil.

Wendel Alves de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, CE, Brasil), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

ALVES, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses de dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio./1992.

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 7ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Reflexividade e formação continuada de professores no âmbito do PIBID: evidências de contribuições para o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

ARAÚJO, Adéle Cristina Braga. Estética em Lukács: reverberações da arte no campo da formação humana. 2013. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

BERNARDO, Érico Costa. Política pública de esporte no contexto dos megaeventos esportivos: a cidade de Fortaleza em cena. 2013. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

BEZERRA, Martha Maria Macedo. De aluno a professor formação docente de egressos da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte-Ce. 2013. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

BORGES, Caroline Teixeira. O professor supervisor do PIBID: o que pensa, faz e aprende sobre a profissão? 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2016.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Brasília, 2016

CAVALCANTE FILHO, Antônio. Significações dos docentes sobre a educação infantil: viajando através do reino mítico dos contos de fada e seus símbolos. 2013. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

CECATTO, Adriano. O ensino do uso de imagem na formação de professores de História. (Mestrado em Educação). 2013. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FARIAS, Maria A. Avaliação externa e gestão da escola: apropriações e usos dos dados do IDEB na gestão de escolas públicas municipais de fortaleza. 2015. 227f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

FERREIRA, Maria Nahir B. A formação docente e a constituição dos saberes dos professores de história de Icó – Ce. 2014. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.

GOERGEN, Pedro Laudinor. A ética em pesquisa. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of print, v. 10, n. 2, jul./dez. 2015, pp. 301-315.

GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna. S. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks/California: SAGE, 1994. p. 105-117.

HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como ideologia. Edições 70: Lisboa, 1968.

LA FARE, Mónica de la; MACHADO, Frederico Viana; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 247-283, jan./jun. 2014, pp. 247-283.

LIMA, Cristiane Maria Abreu. A opressão contra mulher e a educação: uma análise classista do discurso do capital. 2013. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

LIMA, Gercilene Oliveira de. Estágio curricular supervisionado para alunos que já exercem o magistério: possibilidades de ressignificação dos saberes docentes? 2015. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

MACHADO, Cláudia Rodrigues. Desenvolvimento profissional de egressos da pedagogia do CECITEC: caminhos da profissão. 2013. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

MENEZES, Iany Bessa Silva. Formação continuada de professores no município de Caucaia: entre a formação e a prática do ensino de arte na educação infantil. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

NUNES, Camila A. A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da inclusão: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

OLIVEIRA, Manfredo de. Conhecimento e historicidade. In: Tópicos sobre dialética. Editora EdPUCRS: Rio Grande do Sul, 1997, p. 9-41.

OLIVEIRA-SILVA, Geraldo Magela. Cinema e formação de professores em cursos de licenciatura. Programa de Pós-graduação em Educação. 2013. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

PEREIRA, Elane Silva. Formação e prática do professor autor na EaD: elaboração de material didático para o curso de pedagogia da UAB/UECE. 2013. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

RABELO, Francy S. Educação não escolar e saberes docentes na formação do pedagogo: análise de uma experiência no espaço hospitalar. 2014. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

REIS, Francisca das Chagas Soares. Os sentidos e os significados atribuídos pelos professores ao processo de formação continuada: um estudo no Colégio Militar de Fortaleza. 2013. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

RIBEIRO, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa. Formação de professores para a educação inclusiva no contexto da legislação dos documentos oficiais: quais as mudanças concorridas. 2013. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Processo formativos e a constituição da docência on line: o universo paralelo de Alice. 2013. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

ROCHA, Silviane da Silva. Ser professor em EaD: saberes e prática no estágio supervisionado do curso de pedagogia UAB/UECE. 2013. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

ROCHA, Cláudio César Torquato. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo com futuros professores de sociologia. 2013. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

SÁ-SILVA, Jackson R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. São Leopoldo, v.1, n.1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: <http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.Pesquisa%20documental.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2010.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3.ed. rev., - Campinas, SP: Autores Associados, 2010 (Coleção Memória da Educação).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22.ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. Sâo Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Daniele Cariolano da. A semiformação em Adorno e as práticas de leituras acadêmicas de professores supervisores do PIBID/FECLESC. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

VIANA, Flávia Roldan. A teoria da atividade na análise de episódios de ensino de matemática para alunos com surdez. 2013. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

Publicado
2020-01-20
Como Citar
Vieira, H. P., Therrien, J., & de Medeiros, W. A. (2020). Trilhando caminhos na revisão de literatura sobre a ética na pesquisa em educação. Educação Por Escrito, 11(1), e33195. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33195
Seção
Artigos