Astronomia e Matemática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32716Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Sequência DidáticaResumo
Discutem-se, inicialmente, alguns aspectos vantajosos em construir um diálogo entre a realidade que excede os muro da escola e o conhecimento científico que esta promove, incluindo-se, para isto, a prática da interdisciplinaridade como representação mais completa do mundo. Com base nessa discussão e no questionamento da representação, no senso comum, da matemática e das ciências naturais como inacessíveis a grande parte do público, propomos o exemplo de uma sequência didática na qual a participação de equipes de estudantes são convidados a resolver problemas e a responder questões interdisciplinares, envolvendo astronomia e matemática, no intuito de, ao se explorar múltiplas habilidades, cada estudante tenha maior probabilidade de reconhecer-se capaz de contribuir e, consequentemente, possa encontrar-se mais próximo da percepção de que essas áreas do conhecimento não lhe são inalcançáveis. Os problemas e as questões propostas envolvem textos midiáticos nos quais conceitos científicos são tratados incorretamente ou de forma sensacionalista, no intuito de se contribuir para que os alunos ampliem sua percepção da necessidade de se questionar a confiabilidade das fontes de informação.
Downloads
Referências
ATTIE, João Paulo. Relações de poder no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final, maio de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/
BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 9 dez. 2018.
DUNHAM, W. Estrela explode e cria a maior Supernova já vista. G1: globo.com, 07/05/2007. Mundo [online] Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1534118-5602,00-
ESTRELA+EXPLODE+E+CRIA+A+MAIOR+SUPERNOVA+JA+VISTA.html. Acesso em: 9 dez. 2018.
HARPER, Babette; CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de; OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. Cuidado, Escola! São Paulo: Brasiliense, 1987
LIMA Jr., J. G. S.; ANDRADE, J. E.; DANTAS, J. M.; GOMES, L. M. Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Scientia Plena 13, 012707 (2017)
MOURA, M.O (org). A atividade pedagógica na teoria histórico cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra.
São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em Psicologia. Trad. Claudia Berliner. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.