Astronomia e Matemática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32716

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Sequência Didática

Resumo

Discutem-se, inicialmente, alguns aspectos vantajosos em construir um diálogo entre a realidade que excede os muro da escola e o conhecimento científico que esta promove, incluindo-se, para isto, a prática da interdisciplinaridade como representação mais completa do mundo. Com base nessa discussão e no questionamento da representação, no senso comum, da matemática e das ciências naturais como inacessíveis a grande parte do público, propomos o exemplo de uma sequência didática na qual a participação de equipes de estudantes são convidados a resolver problemas e a responder questões interdisciplinares, envolvendo astronomia e matemática, no intuito de, ao se explorar múltiplas habilidades, cada estudante tenha maior probabilidade de reconhecer-se capaz de contribuir e, consequentemente, possa encontrar-se mais próximo da percepção de que essas áreas do conhecimento não lhe são inalcançáveis. Os problemas e as questões propostas envolvem textos midiáticos nos quais conceitos científicos são tratados incorretamente ou de forma sensacionalista, no intuito de se contribuir para que os alunos ampliem sua percepção da necessidade de se questionar a confiabilidade das fontes de informação.

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Biografia do Autor

Amanda Cristina Tedesco Piovezan, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Ibirapuera (2006). Cursando o Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia no IAG-USP desde 2017. Atua como professora do ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo na Unidade EMEF Des. Amorim Lima desde 2017.

Leandro Daros Gama, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP.

Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2016). Professor E.B.T.T. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo , Brasil

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Tedesco Piovezan, A. C., & Daros Gama, L. (2019). Astronomia e Matemática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental II. Educação Por Escrito, 10(1), e32716. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32716

Edição

Seção

Artigos