Atitudes e crenças dos estudantes portugueses sobre a homossexualidade: implicações para a cidadania e pedagogia universitárias

Autores

  • Cristiana Pereira de Carvalho Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra
  • Maria do Rosário Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31786

Palavras-chave:

Atitudes, Crenças, Homofobia, Cidadania, Universidade.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as crenças e atitudes dos/as estudantes do ensino superior português sobre a homossexualidade. Participaram 108 estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, os quais responderam ao Inventário de Crenças sobre a Homossexualidade e à Escala de Atitudes face à Homossexualidade – Versão para estudantes do ensino superior. Os resultados obtidos permitiram identificar a existência de crenças disfuncionais sobre a homossexualidade, associando-a erradamente a problemas de identidade e de expressão de gênero, a grupos de risco na transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), a uma escolha individual e a ser resultado da influência de uma família homossexual. Por outro lado, as estudantes apresentam mais atitudes de defesa pelos direitos dos homossexuais, os/as estudantes que se consideram religiosos/as têm atitudes de maior rejeição à proximidade de pessoas homossexuais, os/as estudantes que têm um amigo gay ou uma amiga lésbica ou que falam com os/as amigos/as sobre o tema da orientação sexual apresentam atitudes menos discriminatórias e os/as estudantes mais interessados em ver o tema da orientação sexual debatido na Universidade foram os/as que apresentaram atitudes mais positivas e menos discriminatórias face à homossexualidade. Verificou-se ainda que as crenças funcionais sobre a homossexualidade estão associadas às atitudes positivas face à homossexualidade. Considerando estes resultados, apresentam-se algumas implicações para os currículos na área da cidadania e para as práticas pedagógicas de atenção à diversidade em contexto universitário.

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Biografia do Autor

Cristiana Pereira de Carvalho, Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal (FPCEUC). Licenciada e Mestre em Ciências da Educação (FPCEUC), com Pós-Graduação em Saúde Sexual pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP - Lisboa) e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar pela JURISolve (Resolução Alternativa de Conflitos). Membro integrado no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental / Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC - FPCEUC). Atuou como coordenadora de um Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno numa escola portuguesa (concretizando a Lei n.º 60/2009 e Portaria n.º 196-A/2010 sobre Educação Sexual nas escolas). Trabalhou na Associação para o Planeamento da Família (APF) (Portugal) na produção e avaliação de materiais pedagógicos e na formação de profissionais de educação e da saúde. É autora de três jogos pedagógicos destinados à Educação Sexual nas escolas (Edição APF). É formadora de professores (creditada pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Continua ? Portugal / nº CCPFC/RFO-25090/09) em Educação Sexual e Educação para a Saúde. Formadora em Programas de Educação Parental. Desenvolve pesquisas nas áreas da educação social e saúde, com ênfase em sexualidade, gênero, prevenção do VIH/AIDS, discriminação e preconceito. Áreas de interesse: Direitos Humanos, Sexualidade, Gênero, Educação para a Saúde, Educação Intercultural, Educação para o Mindfullness, Jogos/Dinâmicas de grupo e Aprendizagem, Didática, Habilidades socioemocionais na escola, Cidadania e Cultura de paz, Violência na Escola; Formação Parental, Educação da Infância e Adolescência, Metodologia de Investigação, Educação em Espaços Não Formais, Currículo.

Maria do Rosário Pinheiro, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Psicologa, Doutora em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Carvalho, C. P. de, & Pinheiro, M. do R. (2019). Atitudes e crenças dos estudantes portugueses sobre a homossexualidade: implicações para a cidadania e pedagogia universitárias. Educação Por Escrito, 9(2), 232–250. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31786

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil