O ENEM: breves considerações sobre importância avaliativa e reforma educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23995

Palavras-chave:

educação, reforma educacional, ENEM.

Resumo

Este trabalho objetiva a reflexão crítica acerca da importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tanto para a avaliação da qualidade geral do ensino médio quanto para o ingresso nas instituições de ensino superior. Para isso, parte-se do pressuposto de que o ENEM é capaz de agir de formas diversas: ajustando o currículo, o que, por sua vez, resultaria na modificação da estruturação do próprio exame, e construindo uma prática educativa coerente por meio dos subsídios que pode oferecer às possibilidades de reforma educacional. Dessa forma, em razão da fonte de dados a que se recorre, adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia capaz de dar conta do objetivo proposto. Ao fim, conclui-se que o ENEM apresenta-se como instrumento hábil a fornecer subsídios para uma possível reforma educacional, devido às características próprias que inclusive o distinguem do vestibular tradicional.

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Biografia do Autor

Thiago Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutorando e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CUBM) e em Língua Latina e Filologia Românica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Licenciado em Letras pela Universidade Castelo Branco (UCB). Professor da Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF).

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

de Oliveira, T. S. (2016). O ENEM: breves considerações sobre importância avaliativa e reforma educacional. Educação Por Escrito, 7(2), 275–285. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23995