Interfaces de um intercâmbio de doutorado: formação de professores e experiências relevantes

Autores

  • Elane Chaveiro Soares Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23709

Palavras-chave:

intercâmbio de doutorado, formação de professores, ensino de química.

Resumo

Neste texto apresento a construção de conhecimento proporcionada pelo intercâmbio de Doutorado realizado na cidade de La Plata/Argentina, a partir do convênio entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Nacional de La Plata (UNLP)/financiado pela CAPES. Pude estudar por três meses (agosto a outubro/2011) nesta universidade e participar ativamente de quatro importantes atividades realizadas neste período. Primeiro como ouvinte do VIII Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales. Segundo, como colaboradora do 1º Simposio de Enseñanza de la Química e como aluna do Seminário de Politicas de Formacíon, Currículum e Identidades Docentes ministrado pela professora Ms. Flavia Terigi. E finalmente, como apresentadora de comunicação oral no I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y Matemática y II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática.O relatório foi escrito a partir da construção de conhecimento na complexidade vivencial das discussões propostas, do referencial teórico utilizado nesta universidade, do profícuo envolvimento com o corpo docente e discente do Departamento de Ciências Exactas y Naturales da Facultad de Humanidades da UNLP, além da imersão realizada em outra cultura, com outra língua e outros enfrentamentos. O engajamento proposto para a realização deste intercâmbio foi essencial na conquista de aprendizagens relacionadas ao Ensino de Química e à Formação de Professores junto a nossos hermanos. A realização de um Doutorado em Educação pressupõe, dentre outras coisas, a superação de lutas concorrenciais por domínio de espaço e de voz com interfaces cada vez mais entrelaçadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela PUCRS - Prof. Adjunto III do Depto. Química da UFMT - Área de Ensino de Química e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química - LabPEQ/ufmt.

Referências

AYALA, M. E.; ROMERO, M.; TURPÍN, L. M. La pedagogía en la formación de profesores de Ciencias exactas y Naturales. Una resistencia que persiste, Anais do Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas – Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 8 a 10 de agosto de 2011.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

ELIAS, M. E. Aportes para la construcción de una identidad docente. Anais do Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas – Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 8 a 10 de agosto de 2011.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.

JAPIASSÚ, H. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro, Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan.-abr. 2009.

SOARES, E. C. Prática Pedagógica do Professor de Química e o estudo de caso do tipo etnográfico: uma metodologia em questão, Actas del I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática – ICIECyM. II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática. 1. ed. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2011. E-Book. p. 671.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Soares, E. C. (2016). Interfaces de um intercâmbio de doutorado: formação de professores e experiências relevantes. Educação Por Escrito, 7(2), 169–180. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23709