(In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI

  • Glaé Corrêa Machado PUCRS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Unisinos
Palavras-chave: Disciplina. Indisciplina. Prática Pedagógica. Escola. Universidade.

Resumo

A investigação lida com tensionamentos conceituais, tais como, disciplina/indisciplina, autoridade/ poder/autoritarismo, liberdade/licienciosidade, ordem/desordem, limite/exigência, rigidez/rigor, problematizando-os, confrontando-os ética e epistemologicamente. O referencial teórico tem como base Aquino, Bernstein, Brunner, Correia e Matos, Fischman e Torres, Freire, Foucault, Giorgio, Macedo, Piaget, Silva e Taille. Esse estudo apoiou-se no referencial da pesquisa-ação (Minayo e Thiollent) com professores da Educação Básica do município de Montenegro/RS, que participaram do Projeto de Pesquisa (in)disciplinando a disciplina: processo de construção da prática docente e do cotidiano escolar, parceria entre as Escolas Municipais, a Secretaria Municipal de Educação e a UNISINOS, sendo esta produção parte integrante de nossas considerações sobre o trabalho desenvolvido durante um projeto que durou 03 anos. O estudo analisa as causas geradoras da indisciplina
no ambiente escolar, a forma como cada professor procura lidar com a mesma em sua sala de aula e de que maneira os professores estão se preparando para enfrentar o desafio da indisciplina no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. Pela ritualização da sala de aula. Revista Nova Escola, p. 14, jan.-fev. 2002.

AREND, Hannah. Entre o passado e o futuro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. London: Taylorand Francis, 1996.

BRUNNER, José J. Educação: Cenários de futuro. Novas tecnologias e sociedade da informação. Rio de Janeiro: PREAL,

CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Solidões e solidariedade nos cotidianos dos professores. Porto. Portugal: ASA Editores II, 2001.

FISCHMAN, G.; TORRES, C. A. Popular education: building from experiences. In: BROOKS, A.; WATKINS, K. (Ed.). Learning through action technologies. San Francisco: Jossey Bass, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. 5. ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 3. ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GIORGIO, Cristiano Di. Escola nova. São Paulo: Ática, 1986.

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ARTMED, 2004.

Minayo, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor. Petrópolis: Vozes, 1998.

PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, Maria Aparecida da. Disciplina. Revista Presença Pedagógica, v. 3, n. 17, p. 86-91, set.-out. 1997.

TAILLE, Yves de La. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.

THIOLLENT. Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado
2015-04-23
Como Citar
Machado, G. C., & Forster, M. M. dos S. (2015). (In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI. Educação Por Escrito, 6(1), 118-133. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.18145
Seção
Artigos