Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Viviane Maria Penteado Garbelini UFSC, PUC/PR e Uninter
  • Ely Gonçalves PUC/PR e Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.17749

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Tecnologias.

Resumo

Mudanças radicais, impostas pelo processo de globalização, reforçada pela introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação, presentes em todos os âmbitos sociais, vem impondo uma nova ordem mundial e reconfigurando todos os setores. As tecnologias de informação e comunicação se inserem no cotidiano de quase todos os setores da sociedade contemporânea, provocando o surgimento de diferentes formas de se comunicar, trabalhar e de produzir novos conhecimentos. Muito embora, seja um fator histórico, a introdução das inovações nas escolas, ainda hoje ocorre muito tempo após essas mesmas inovações, serem incorporadas, em tantos outros meios sociais e, nesse sentido, cabe à escola, como ambiente de formação, romper sua forma histórica de agir, fazendo frente, e, sobretudo, estando à frente desses novos desafios. Nesse sentido, cabe aos envolvidos no processo educacional, o direcionamento de novas abordagens de modo a atender às necessidades da sociedade contemporânea e, para isso, necessário se faz o aprimoramento de ações didáticos-pedagógica que venham orientar o processo educacional de modo a proporcionar uma aprendizagem mais efetiva em todo o tempo e lugar. O presente artigo visa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantar as principais habilidades e competências necessárias ao docente no trabalho com a metodologia de EaD.

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Biografia do Autor

Viviane Maria Penteado Garbelini, UFSC, PUC/PR e Uninter

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Editora chefe da Revista Organização Sistêmcia (UNINTER) e Coordenadora Pedagógica dos Cursos na Modalidade EaD (UNITER).

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Publicado

2015-08-15

Como Citar

Garbelini, V. M. P., & Gonçalves, E. (2015). Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem. Educação Por Escrito, 6(2), 220–230. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.17749