O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia

  • Vitor De Lazzari Bicalho Centro Universitário UNA
  • Lucília R. S. Machado Centro Universitário UNA
Palavras-chave: Projeto aplicado. Interdisciplinaridade. Prática docente. Graduação tecnológica.

Resumo

Este artigo analisa resultados de investigação qualitativa e descritiva sobre a prática da interdisciplinaridade de docentes da disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado de cursos de graduação tecnológica do Instituto UNA de Tecnologia (Belo Horizonte, Minas Gerais). A proposta do diálogo interdisciplinar, que tem
penetrado diversos espaços da vida social, do mundo do trabalho e da escola, tem sido apresentada como forma de superar a visão fragmentada da realidade e promover processos colaborativos de produção e socialização do conhecimento. Os dados obtidos mediante entrevista aos professores foram organizados em cinco categorias de análise: motivos, recursos, facilitadores, dificultadores e condições que precisam ser criadas. A investigação encontrou evidências de que os docentes têm agido de forma intuitiva e pouco estruturada na interpretação prática desse princípio. Conclui que a efetivação da intenção institucional de desenvolvê-lo se apresenta como um grande desafio e que, apesar das dificuldades encontradas, os professores demonstraram grande interesse em superá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, M. A. R. de; ANDRADE, M. de F. R. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em Revista, Curitiba, n. 30, p. 235-250, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2008.

DEMO, P. Educação Científica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro: v. 36, n. 1, jan.-abr. 2003.

FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, 1995.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2002.

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. São Paulo: Imago, 1976.

KLEIN, J. T. Interdisciplinarity: history, theory and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.

LEIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar, n. 73, ago. 2005.

LENOIR, Y.; HASNI, A. La interdisciplinaridad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón. Revista Ibero-Americana de Educación, n. 35, 2004.

SANTOS, E. H. A interdisciplinaridade como eixo articulador do ensino médio e do ensino técnico de nível médio integrados. In: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Ensino médio integrado à educação profissional: integrar para quê? Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 139-153.

TOMAZETTI, E. Estrutura conceitual para uma abordagem do significado da interdisciplinaridade: um estudo crítico. Rio de Janeiro: Atlas, 1989.

Publicado
2015-04-23
Como Citar
Bicalho, V. D. L., & Machado, L. R. S. (2015). O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia. Educação Por Escrito, 6(1), 39-53. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17396
Seção
Artigos