A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico

Autores

  • Cristiane Lumertz Klein Domingues FAPA
  • Síntia Lúcia Faé Ebert FAPA

Resumo

Aprovou-se em 6 de fevereiro de 2006 a lei nº: 11.274 que ampliou o ensino para nove anos, e o ingresso da criança com 6 anos de idade na escola. A aprovação da lei foi um passo importante para motivar a escola básica a melhorar no quesito qualidade, quanto à proposta pedagógica, à formação dos educadores e à necessária estrutura e recursos didático-pedagógicos para o atendimento. A entrada da criança mais jovem na escola transforma-se em oportunidade para mudanças significativas na estrutura e na organização escolar. As individualidades infantis passariam a ser consideradas para serem atendidas as crianças nas suas diferentes especificidades, assim como o aspecto lúdico nas aulas, e o jogo visto como uma forma da criança ressignificar o mundo externo a partir dos conteúdos simbólicos que a brincadeira oportuniza. Através desse artigo, de cunho bibliográfico, procura-se demonstrar a importância de proporcionar estímulos variados de leitura e de escrita, através da exploração de gêneros textuais diversificados e de estratégias lúdicas. Os gêneros textuais são excelentes ferramentas de ensino apresentando-se como um meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no ensino da produção de textos orais e escritos. 

Palavras-chave: Infância. Linguagem. Lúdico. Brincar. Jogo. 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Lumertz Klein Domingues, FAPA

Cristiane Lumertz Klein Domingues possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e Especialização em Leirura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de especialização e graduação, as disciplinas de Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I e II, Prática Educativa nos Anos Iniciais e Construção da Linguagem Escrita. Leciona também na Fatepa, na graduação, a disciplina de Comunicação Corporativa. Alfabetizadora por 15 anos, experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização, Linguagem, Literatura Infantil , formação docente e letramento.

Síntia Lúcia Faé Ebert, FAPA

Doutoranda em Educação (PUCRS), Mestre em Letras, é Graduada em Pedagogia e possui Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora de Curso de Especialização e professora de Graduação do Curso de Pedagogia nas Faculdades Integradas São Judas Tadeu (FISJT) e na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), e professora da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED - POA), nos Anos / Ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Seus estudos e pesquisas estão voltados para as práticas em educação, principalmente o que envolve alfabetização, letramento, práticas de leitura e escrita e processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2014-01-29

Como Citar

Domingues, C. L. K., & Ebert, S. L. F. (2014). A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico. Educação Por Escrito, 4(2), 174–190. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/15879