A Leitura no contexto escolar

Autores

  • Tamara Véras de Bitencourt PUCRS

Resumo

Tendo em vista o frequente discurso acerca da importância da leitura e as recorrentes queixas dos professores em relação à falta de leitura por parte dos alunos ou à incapacidade de compreensão leitora, este estudo pretende discutir o lugar da leitura e a forma como ela aparece no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas duas etnografias de sala de aula, ambas em sétimos anos do ensino fundamental, de escolas públicas municipais de alvorada/rs, durante trinta dias. Os resultados indicam escassez de atividades de leitura, falta de orientações para a realização das mesmas e a pouca variedade de suportes, objetivos e metodologias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Véras de Bitencourt, PUCRS

Licenciada em Letras, especialista em Psicopedagogia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS

Downloads

Publicado

2014-01-29

Como Citar

Bitencourt, T. V. de. (2014). A Leitura no contexto escolar. Educação Por Escrito, 4(2), 140–161. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/15875