O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Autores

  • Renata Domingos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Georgia Bulian Souza Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sônia Maria da Costa Barreto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15857

Palavras-chave:

Educação Superior. Educação Especial. Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Resumo

O presente estudo traz como temática central a discussão sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior, tendo em vista a crescente exigência da formação universitária como fator de desenvolvimento profissional. Tal fato nos leva ao questionamento de quão inclusiva tem sido nossas universidades, sendo necessário pensarmos mecanismos que tornem possível o acesso e a permanência desses alunos no ensino superior. O estudo foi realizado no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, tendo com foco da pesquisa um aluno com deficiência visual do curso de pedagogia. Para tanto, buscou-se compreender as singularidades da trajetória pessoal e aquelas relativas à escolarização desse sujeito, identificando suas
características e suas específicas necessidades no contexto educativo e acadêmico, dando ênfase ao estudo da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramenta facilitadora do processo de
ensino/aprendizagem. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com inspiração fenomenológica, desenvolvida a partir de entrevista semiestruturada.

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Biografia do Autor

Renata Domingos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda em Educação pela Universidad Católica de Santa Fé – UCSF.

Georgia Bulian Souza Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional na Faculdade Vale do Cricaré.

Sônia Maria da Costa Barreto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Domingos, R., Almeida, G. B. S., & da Costa Barreto, S. M. (2014). O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. Educação Por Escrito, 5(1), 98–110. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15857

Edição

Seção

Artigos