Desmistificando a Química: investigação das definições dos estudantes do IFRO sobre o real conceito das Reações Químicas

Autores

  • Jamile Mariano Macedo Taborda Instituto Federal de Rondônia
  • Maranei Rohers Penha Instituto Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15818

Palavras-chave:

Ensino de Química. Perfil conceitual. Reações Químicas.

Resumo

O estudo das Reações Químicas apresenta uma série de conceitos que possibilitam um entendimento mais abrangente sobre a Química como ciência, sendo o seu domínio fundamental para progredir nos demais temas propostos no Ensino Médio. Estudos publicados nas últimas três décadas reportam que um aluno que
conclui o Ensino Médio sem compreender os requisitos mínimos sobre Reações Químicas possivelmente apresentará dificuldades para assimilar os demais conceitos relacionados à disciplina. Considerando a relevância deste tema, o presente trabalho descreve a investigação das definições dos estudantes sobre o real conceito das Reações Químicas, entre os alunos dos 2º anos dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio em Eletrotécnica,
Informática e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Foi proposto a 65 alunos, que respondessem um questionário contendo três perguntas, que avaliaram seu domínio sobre o tema. Somente 1,6% dos estudantes conseguiram diferenciar uma reação química de uma transformação física; 9% conseguiu justificar uma reação química corretamente com enfoque no universo macroscópico e 37% caracterizou o fenômeno por meio da justificativa unificando o universo macroscópico com o microscópico, no entanto, a justificativa sendo parcialmente correta.

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Biografia do Autor

Jamile Mariano Macedo Taborda, Instituto Federal de Rondônia

Licenciada em Química pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Porto Velho, Câmpus Porto Velho Calama, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação,  Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR. Atua nas áreas de Química Ambiental e Toxicologia.

Maranei Rohers Penha, Instituto Federal de Rondônia

Licenciada em Geografia. Mestre em Geografia, latu sensu, em Geografia e Ensino no Contexto Amazônico. Mestre em Pedagogia, latu sensu, em Gestão Educacional.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Macedo Taborda, J. M., & Penha, M. R. (2014). Desmistificando a Química: investigação das definições dos estudantes do IFRO sobre o real conceito das Reações Químicas. Educação Por Escrito, 5(1), 51–67. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15818

Edição

Seção

Artigos