A governança acadêmica do campo da formação de profissionais em EAD da Universidade Aberta do Brasil e Universidade Aberta do Piauí/UESPI

Autores

  • Raimunda Cunha Ribeiro Universidade Estadual do Piauí/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O sucesso da instituição de ensino superior depende de sua capacidade de adaptação em seu ambiente social e também da capacidade de responder aos desafios e exigências de seu tempo presente. A EAD vem surgindo nas últimas décadas como uma forma de promover o acesso, a igualdade e a qualidade do ensino superior. O objetivo deste artigo se estruturou na seguinte lógica: analisar a organização do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí, do ponto de vista da governança acadêmica. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, bibliográfica, na qual se utilizou a análise documental como técnica de coleta de dados. Os dois documentos-base que serviram de objetos de análise foram: o Regimento Interno do Núcleo de Educação à Distância/NEAD e o Relatório da Gestão do NEAD, ano 2010. O compromisso da UESPI contemplado nos Projetos Políticos dos Cursos de EAD deve estar sempre fundamentado no que versa o seu Estatuto sobre sua responsabilidade social no processo e desenvolvimento do Estado do Piauí. Palavras-chave: governança acadêmica; educação à distância; acesso à qualidade.

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Biografia do Autor

Raimunda Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedagogia/UFPI; Mestre em Educação/UCB; Doutoranda do PPG/Edu/PUCRS; Professora da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Corrente-PI.

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Publicado

2012-02-29

Como Citar

Ribeiro, R. C. (2012). A governança acadêmica do campo da formação de profissionais em EAD da Universidade Aberta do Brasil e Universidade Aberta do Piauí/UESPI. Educação Por Escrito, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/10124

Edição

Seção

Artigos