Treinamento cognitivo com realidade virtual em residenciais de longa permanência para idosos

uma série de casos

Autores

  • Bruna Graciele Souza Alós Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4914-2849
  • Nathália Vescia Bauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3162-2692
  • Verônica Salazar Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4197-1033
  • Rafaela Soares Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3207-0180
  • Aline Moreira de Mello Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9602-9777
  • Maira Rozenfeld Olchik Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8732-9225

DOI:

https://doi.org/10.15448/2357-9641.2021.1.39769

Palavras-chave:

realidade virtual, reabilitação neurológica, comprometimento cognitivo, demência, saúde do idoso institucionalizado

Resumo

Objetivo: descrever uma série de casos de idosos com diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve ou demência em reabilitação cognitiva por realidade virtual.
Métodos: este estudo é uma série de casos. Pacientes idosos com diagnóstico de comprometimento cognitivo leve ou demência foram incluídos. Foram excluídos idosos com problemas visuais e/ou auditivos que impossibilitasse a realização do treino. Os mesmos testes foram usados após a intervenção e o acompanhamento após 15 dias.
Resultados: a amostra final foi composta por 13 idosas e a média de idade foide 81,77 anos (± 6,94). Os pacientes foram divididos em dois grupos: grupo com comprometimento cognitivo leve e grupo com demência. Conforme os objetivos terapêuticos que visavam à melhora da fluência, destaca-se, entre os resultados, a melhora nas pontuações do grupo com comprometimento cognitivo leve para os testes de fluência verbal fonêmica 23,63 (± 12,72) pré-teste e 29,50 (± 11,14) pós-teste. No grupo com demência, os resultados dos testes foram 10 (± 5, 47) pré-teste e 12,80 (± 5,72) pós-teste. No teste de fluência verbal semântica,o grupo com comprometimento cognitivo leve apresentou melhora 11,00 (± 3,62) pré-teste e 13,88 (± 6,03) pós-teste, enquanto os escores do grupo demência foram 7,60 (± 4,56) pré-teste e 8,20 (± 5,12) pós-teste.
Conclusão: em relação à fluência verbal fonêmica, a realidade virtual mostrou se um bom recurso para melhorar o desempenho de idosos com déficit cognitivo leve, porém os resultados não se mantiveram em médio prazo, demonstrando a importância do treinamento contínuo. 

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Biografia do Autor

Bruna Graciele Souza Alós, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil.

Fonoaudióloga Clínica, em Porto Alegre, RS, Brasil; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Nathália Vescia Bauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil.

Aluna do curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista de iniciação científica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Verônica Salazar Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto de Cardiologia, Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC), Porto Alegre, RS, Brasil; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Fonoaudióloga Clínica, em Porto Alegre, RS, Brasil; Graduação em fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Rafaela Soares Rech, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Odontologia na área de concentração Saúde Bucal Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Pós-Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Aline Moreira de Mello, Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Porto Alegre, RS, Brasil.

Fonoaudióloga Clínica, em Porto Alegre, RS, Brasil; Graduação em fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Maira Rozenfeld Olchik, Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Professora Associada Nível II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Alós, B. G. S. ., Bauer, N. V., Moreira, V. S., Rech, R. S., Mello, A. M. de, & Olchik, M. R. (2021). Treinamento cognitivo com realidade virtual em residenciais de longa permanência para idosos: uma série de casos. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 9(1), e39769. https://doi.org/10.15448/2357-9641.2021.1.39769

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