Sobre a Revista

Fundada em 2013, a PAJAR é uma revista científica interdisciplinar do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Seu objetivo é publicar trabalhos inéditos que tratam da temática do envelhecimento. Em dez anos de funcionamento ininterruptos, contabilizou cerca de 130 artigos. A partir de 2020, passou a aceitar apenas artigos originais em português, espanhol e inglês e adotou a publicação em fluxo contínuo, permitindo maior agilidade na publicação das contribuições científicas. Em 2022, passou a utilizar as redes sociais para maior divulgação e comunicação de conteúdos científicos (https://linktr.ee/revistapajar).

Envelhecimento humano, longevidade e cuidados com a saúde.

Os manuscritos passam por uma avaliação inicial pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Os textos que não se enquadram no escopo da Revista PAJAR, ou que não estiverem de acordo com as instruções aos autores, ou ainda que não sejam fornecidos dentro do prazo, serão arquivados.

Quando constatada a admissibilidade da submissão, o manuscrito será enviado para avaliação de, pelo menos, dois revisores especialistas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que seja informado se houver algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência de fatores externos, em caso contrário os mesmos devem contatar os editores.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outro uso.

Fluxo contínuo.

Este periódico oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar livre o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e responsáveis ​​pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo uma editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis ​​cópias literais de trechos já publicadas, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação da CAPES, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área Principal: Interdisciplinar
  • Qualis: B2 (conforme portaria DOU n°145)
  • Período: 2017-2020